MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Grandes Questões Atuais do Direito Tributário"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Grandes Questões Atuais do Direito Tributário"

Veja quem ganhou a obra coletiva "Grandes Questões Atuais do Direito Tributário".

Da Redação

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Atualizado em 18 de outubro de 2013 08:39

Na obra coletiva "Grandes Questões Atuais do Direito Tributário" (Dialética - v.17 - 349p.), organizada por Valdir de Oliveira Rocha, o coautor Fábio Pallaretti Calcini, da banca Brasil Salomão e Matthes Advocacia, aborda em seu artigo a desconsideração da pessoa jurídica para fins fiscais.

"A discussão a respeito da possibilidade de o Fisco desconsiderar pessoa jurídica constituída para se tributar a título de imposto sobre a renda o sócio daquela, sob alegação de que, em verdade, seria este o efetivo prestador do serviço ou detentor de direito intransferível e, assim, quem se vincula diretamente ao fato jurídico tributário (renda ou proventos), desperta significativa polêmica.

Do ponto de vista jurídico, ela é relevante e gera interesse por estar diretamente relacionada ao tema do planejamento tributário, sobretudo, por "contrapor" direitos fundamentais estabelecidos na Constituição, em especial, a liberdade e a igualdade.

Dentro de uma perspectiva econômica, a relevância na discussão reside no fato de que diversos contribuintes têm sido objeto de fiscalização pelo Fisco, como consequente lançamento de ofício, exigindo valores a título de imposto sobre a renda, acrescidos de juros e multa punitiva, muitas vezes, de forma absurda e reprovável, no percentual de 150%.

Ademais, embora se configure uma vertente jurídica, podemos ainda constatar a importância da análise de referido tema na medida em que inexiste solução predeterminada para os casos concretos, muito menos entendimento do tribunal Administrativo ou judicial consolidado, de sorte que continua a permitir novas reflexões.

Bem por isso, pretende-se no presente estudo analisar a discussão de forma crítica e reflexiva, levando em consideração os argumentos do contribuinte e também do Fisco, principalmente, à luz da jurisprudência existente do Carf
." O autor


Sobre o coautor :

Fábio Pallaretti Calcini é advogado da banca Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Pós-graduado em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestre e doutorando em Direito Constitucional pela PUC/SP. Professor.

__________

Ganhadora :

Luciana Fernandes Rabelo, advogada em Primavera do Leste/MT

__________