MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST define lista tríplice para vaga de ministro
Lista

TST define lista tríplice para vaga de ministro

Foram escolhidos os desembargadores Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e Douglas Alencar Rodrigues.

Da Redação

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Atualizado às 09:03

O TST definiu nesta terça-feira, 22, os nomes dos desembargadores que compõem lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro da Corte, destinada à magistratura do trabalho de carreira. Foram escolhidos os desembargadores Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, do TRT da 21ª região, com 17 votos; Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, da 1ª região, com 16 votos; e Douglas Alencar Rodrigues, da 10ª região, com 18 votos.

A lista agora será encaminhada pelo presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, à presidente da República, Dilma Rousseff, que selecionará um dos nomes para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Pedro Paulo Teixeira Manus. O escolhido será sabatinado na CCJ do Senado e, posteriormente, pelo plenário da casa. Aprovado por maioria absoluta, será nomeado pela presidente ministro do TST.

  • Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha

Formado em Direito pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (Turma de 1987), é doutor em Direito e especialista em negociação coletiva e Direito Sindical pela Universidade Complutense de Madri. Juiz do Trabalho desde 2005, integra o Órgão Especial do TRT da 1ª região, atuando também na 1ªturma do Tribunal. É professor de Direito do Trabalho e Processo.

  • Douglas Alencar Rodrigues

Foi técnico judiciário do TRT da 10ª região de 1983 a 1990. Aprovado em concurso público, foi juiz do trabalho substituto do TRT da 15ª região de 1990 a 1992 e do TRT da 10ª região de 1992 a 1994, passando depois a juiz titular. Como desembargador, a partir de 2003, foi convocado para atuar no TST em 2009. Formado pela Universidade de Brasília, em 1989, é mestre em Direito pela PUC/SP. Conselheiro do CNJ (2005/2007), é professor de graduação e pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho.

  • Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro

A desembargadora do TRT da 21ª nasceu em Assu/RN. Aprovada em concurso público para juiz do trabalho substituto, tomou posse em 1987, sendo, em 1992, nomeada juíza titular. Entre 2002 e 2003, atuou no TST como juíza convocada. Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRN, a desembargadora é também mestre em Direito, Processo e Cidadania.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas