MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável"

Veja quem ganhou a obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável".

Da Redação

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Atualizado em 23 de outubro de 2013 10:38

A obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável" (Lumen Juris - 245p.), de Kleber Cavalcanti Stéfano, analisa os impactos gerados pelas normas reguladoras dos direitos de PI sobre novas variedades vegetais no Brasil, tomados sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

De posse de dados e gráficos fornecidos pelo Sistema Nacional de Proteção de Cultivares e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, procura investigar até que ponto os mecanismos legais vigentes de proteção de novas variedades, isto é, cultivares, patentes e know-how, contribuem ou atravancam os interesses visados pelos atores sociais que compõem o setor agrícola brasileiro; e até que medida a propriedade intelectual da biotecnologia vegetal interfere, positiva ou negativamente, nos avanços, nos estímulos e nos incentivos às pesquisas científicas para geração, assimilação e transferência de conhecimentos e tecnologias no setor, de reconhecida importância para o País, em vista de suas riquezas de recursos naturais e áreas agricultáveis.

A partir da constatação e da compreensão de que os mecanismos de propriedade intelectual vigentes são inevitáveis na sociedade, propõe a proteção do acervo resultante da arquitetura vegetal pelos desenhos industriais; sugere uma revisão dos mecanismos de averbação de transferência de tecnologia e Know-how no setor; defende a eleição da suficiência descritiva como requisito essencial para concessão de patentes; e, ao final, propaga a ideia de um Biodireito da biotecnologia vegetal, isto é, o progresso e o crescimento econômico e tecnológico dentro da noção de sustentabilidade.

A obra é especialmente indicada para os profissionais que atuam no segmento da inovação agrícola e da propriedade intelectual relacionada as variedades vegetais, servindo como manual de orientação e consulta com especial utilidade para advogados, juízes, peritos, quando da proposição, análise e julgamento de litígios envolvendo essa matéria. É indicada também para os pesquisadores e a comunidade acadêmica, no intuito de contribuir com repertório de informações e conhecimentos que possibilitem a elaboração de artigos, teses, dissertações e outros escritos relacionados com a matéria.

Sobre o autor :

Kleber Cavalcanti Stéfano é advogado e professor do Centro Salesiano - Unisal Campinas e IBEMEC-Metrocamp. É pós-graduado em Direito Constitucional pela PUC/Campinas. Mestre em Direito pela UNIMEP.

__________

Ganhador :

Gustavo Pereira Carvalho do Lago, de Serra Talhada/PE

__________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...