MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cartórios de notas de SP poderão formar cartas de sentença a partir do dia 21
Provimento

Cartórios de notas de SP poderão formar cartas de sentença a partir do dia 21

Provimento 31/13 da CGJ/SP permite que tabelião de notas forme cartas de sentença das decisões judiciais a pedido da parte interessada.

Da Redação

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Atualizado às 07:21

A partir do próximo dia 21, os cartórios de notas de SP poderão, a pedido da parte interessada, formar cartas de sentença das decisões judiciais, dentre as quais os formais de partilha, as cartas de adjudicação e de arrematação e os mandados de registro, de averbação e de retificação. É o que diz o provimento 31/13 da CGJ/SP - Corregedoria Geral da Justiça do Estado de SP.

De acordo com o ato normativo, a carta de sentença deverá ser formalizada no prazo máximo de cinco dias, contados da solicitação do interessado e da entrega dos autos originais do processo judicial, ou do acesso ao processo judicial eletrônico.

A critério do interessado, as cartas de sentença poderão ser formadas em meio físico ou eletrônico, aplicando-se as regras relativas à materialização e desmaterialização de documentos pelo serviço notarial.

Para o CNB/SP - Colégio Notarial do Brasil - seção São Paulo, a mudança é excelente. "Esse procedimento ficou mais simples, rápido e dinâmico, além de ser mais uma alternativa oferecida ao cidadão que poderá optar entre praticar o ato judicialmente ou extrajudicialmente", comenta Mateus Brandão Machado, presidente da entidade.

O advogado Marcio Kayatt, no entanto, acredita que a providência tomada pelo CGJ/SP aparenta ser benéfica por, de certa forma, "desafogar" o Judiciário, mas, na verdade, é mais uma maneira de arrecadar recursos do jurisdicionado, que terá que arcar com uma taxa a mais, além das custas judiciais.

Os valores para expedição da carta de sentença em cartório de notas estão atrelados à emissão da certidão, no valor de R$ 45,00, e às cópias autenticadas das páginas necessárias do processo, com um custo de R$ 2,50 por página.

Segundo Kayatt, o provimento "vem numa onda de privatização da Justiça", uma vez que tira uma atribuição do Judiciário. "É uma confissão de que o Judiciário não tem capacidade para dar vazão à sua demanda", sustenta.

O advogado afirma que, embora o ato normativo não restrinja a formação de cartas de sentença apenas ao tabelião de notas, na prática, a medida será quase que compulsória. Diante da demora no fornecimento, por parte do fórum, das cópias dos documentos constantes nos autos do processo, o cidadão recorrerá ao serviço notarial. O provimento "reconhece que a Justiça está falida", declara o advogado.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...