MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. UNIRIO deve reintegrar professor de violoncelo que não possui título de doutor
Notório saber

UNIRIO deve reintegrar professor de violoncelo que não possui título de doutor

Instituição de ensino alegava que o título de "notório saber" do docente não se equipara ao de "doutor", exigido no edital do concurso.

Da Redação

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Atualizado em 11 de novembro de 2013 14:12

O ministro Mauro Campbell Marques, da 2ª turma do STJ, negou seguimento a recurso da UNIRIO contra decisão que havia determinado a reintegração de professor adjunto de violoncelo ao cargo do qual havia sido exonerado. A instituição de ensino alegava que o título de "notório saber" do docente não se equipara ao de "doutor", exigido no edital do concurso.

Concurso

O professor impetrou MS contra ato administrativo que resultou em sua exoneração do cargo para o qual foi nomeado depois de aprovação em concurso público. De acordo com os autos, ele foi o único candidato aprovado no certame, tendo sido nomeado para o referido cargo, oportunidade em que começou a lecionar na universidade.

Ao fim do período trienal de estágio probatório, a administração exonerou o professor exonera-lo por considerar que o título de "notório saber" apresentado por ele não se equiparava ao de "doutor".

O juízo de 1ª instância concedeu MS para determinar a reintegração do professor. A instituição recorreu da decisão, mas não obteve resultado favorável. De acordo com o tribunal de 2º grau, embora o edital exigisse título de doutor, restou comprovado que colegiado da universidade reunira-se para examinar o pedido de inscrição do docente e o aprovou considerando exatamente os títulos de "notório saber" concedidos a ele pela própria UNIRIO e pela UFMG. A instituição recorreu então ao STJ.

Súmula 7

Ao analisar a ação, o ministro Mauro Campbell Marques afirmou que embora tenha inicialmente provido o agravo para um melhor exame do especial, o recurso não comporta trânsito, tendo em vista o disposto na súmula 7, que estabelece que a pretensão de simples reexame de prova não enseja REsp.

Segundo o ministro, a decisão anterior levou em consideração o conjunto probatório produzido pelas partes. "O pleito do apelo extremo, portanto, não prescinde que atuemos nos mesmos moldes da origem, de sorte que a aferição da violação ao art. 66 da Lei 9.394/1996 demandaria o fático-probatório igualmente observado pela origem, o que não se admite, todavia, seja feito pela via do recurso especial, face o disposto na Súmula 07/STJ".

O relator ressaltou, então, que o tribunal a quo ponderou também que a administração pública, antes da nomeação e da posse do professor, chancelou sua documentação como apta a comprovar os requisitos exigidos no edital do concurso público, de maneira a conferir ao interessado a "legítima expectativa de que procedera da maneira como prescrevia a lei".

Concluiu então pelo não seguimento do recurso.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas