MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Do Xadrez à Cortesia"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Do Xadrez à Cortesia"

Veja quem ganhou o livro "Do Xadrez à Cortesia".

Da Redação

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Atualizado em 22 de novembro de 2013 08:38

O livro "Do Xadrez à Cortesia" (Saraiva - 328p.), de Ronaldo Porto Macedo Junior, faz uma análise das questões contemporâneas da teoria do Direito.

O uso do xadrez como metáfora para explicar a natureza e essência do Direito possui larga tradição entre os filósofos do Direito modernos e contemporâneos.

Ronald Dworkin afirma que a analogia do jogo de xadrez com o Direito é enganosa e inadequada, justamente por ser incapaz de capturar a dimensão interpretativa do Direito. Por esse motivo, propõe ser a prática social de cortesia um melhor modelo para a compreensão do Direito.

A obra é fruto da tese de livre-docência do professor Ronaldo Porto Macedo, defendida pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Segundo o autor, as principais preocupações da teoria do direito atual são de caráter metodológico. A maioria dos autores contemporâneos discutem temas tais como a natureza do conceito de direito e as condições de objetividade da teoria do direito.

Sobre o autor :

Ronaldo Porto Macedo Junior é livre-docente pela USP e possui pós-doutorado em Direito. Doutor em Direito pela USP. Mestre em Filosofia pela USP e professor de Filosofia e Teoria do Direito da FDUSP e da FGV/SP.

__________

Ganhadora :

Daciana Denadai Oliveira Menezes, advogada em Batatais/SP

Saraiva SA Livreiros Editores

_________

__________

Adquira já o seu :

_________