MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/MG quer regulamentar o recesso de final de ano

OAB/MG quer regulamentar o recesso de final de ano

x

Da Redação

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Atualizado às 08:17

 

OAB/MG quer regulamentar o recesso de final de ano

 

Está em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais o projeto de Organização e Divisão Judiciária, em regime de urgência, que inicialmente sofreu resistência de vários parlamentares, em razão de não ter sido enviado pelo Tribunal de Justiça o texto que se refere à Divisão Judiciária. Em decorrência de intenso trabalho da direção da OAB/MG e da Comissão especialmente criada para tratar do assunto, foi proposta a inclusão de dispositivo que preveja um período de recesso das atividades forenses entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro. Alguns membros do Tribunal e da Assembléia discordaram das datas, preferindo que o período se inicie em 20 de dezembro e se encerre em 6 de janeiro.

 

Além disso o TJ/MG propôs que em lugar da expressão "Recesso" seja utilizada a palavra "Feriado". A OAB/MG resistiu a essa expressão uma vez que ela pode induzir à interpretação decorrente do Código de Processo Civil, no sentido de que os prazos que vencem em feriados têm apenas seu vencimento transferido para o primeiro dia útil seguinte. Para sanar tal dificuldade, está sendo encaminhado um requerimento ao Tribunal solicitando que ele determine a suspensão expressa dos prazos durante aquele período, o que, se acolhido, significará que os prazos iniciados continuarão a ter seu curso somente após a interrupção das atividades. Deve-se ressaltar que a direção da Seccional e a Comissão Especial concordaram com as datas de 20 de dezembro a 6 de janeiro apenas para que se desse a vigência imediata para o corrente ano, o que já significa uma grande vitória da advocacia mineira, tendo em vista a extinção peremptória das férias coletivas (EC 45). Resguarda-se assim, por iniciativa da OAB/MG, um prazo mínimo de descanso dos advogados.

 

Após várias reuniões das Comissões da Assembléia Legislativa e de todos os partidos lá representados, o projeto ficou pronto para ir a plenário hoje, em primeiro turno.

 

____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...