MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Associações nordestinas e estaduais de magistrados elegem novos presidentes

Associações nordestinas e estaduais de magistrados elegem novos presidentes

x

Da Redação

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Atualizado às 09:46

 

Associações nordestinas e estaduais de magistrados elegem novos presidentes

 

As Associações de Magistrados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas realizaram ontem, eleições de seus novos presidentes. Em Sergipe, o juiz Francisco Alves Junior foi reeleito pela chapa Ação Positiva para o biênio 2006/2007. Ele venceu com 83 votos, contra 48 votos da chapa "Atuação", presidida pelo juiz João Hora Neto.

 

Em Pernambuco, o juiz Mozart Valadares, vice-presidente de Interiorização da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) foi reeleito por 299 votos, contra 227 do candidato da oposição, desembargador Bartolomeu Bueno, da chapa Integração. Valadares continuará a comandar a Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) durante o biênio 2006/2007.

 

O juiz Paulo Zacarias da Silva, da chapa Independência e Trabalho (única), já obteve 94,48% dos votos válidos para a presidência da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). Até o momento, dos 163 votos apurados, 137 são válidos, 18 nulos e oito brancos.

 

_______________

 

Cinco associações estaduais de magistrados realizaram, recentemente, eleição de seus novos presidentes. Saiba quem são os juízes escolhidos e conheça suas principais metas de gestão.

 

Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj)

 

Nome: Cláudio Dell'Onto.

Eleito no dia 21 de novembro de 2005

Idade: 44

 

Tempo de magistratura: há 14 anos na magistratura estadual, o novo presidente também já atuou como promotor de Justiça, por cinco anos, e advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por dois anos.

 

Posse: no dia 1º de fevereiro, no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

 

Principais objetivos da gestão: trabalhar a união entre os colegas da associação; atender às questões institucionais relacionadas às reivindicações remuneratórias; defender a participação dos juízes de primeira instância junto ao Conselho Estadual de Magistratura, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, já que atualmente o Conselho é formado apenas por desembargadores; acompanhar os processos disciplinares do tribunal; lutar pela suspensão do pagamento de 11% de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas; implantar projetos de responsabilidade social, como mutirões sociais tocados por magistrados e programas de cidadania e Justiça; implantar um Centro de Estudos e Pesquisas de Questões Institucionais; reativar o espaço cultural da Amaerj; incentivar práticas esportivas entre os juízes.

 

 

Associação das Justiças Militares Estaduais (Amajme)

 

Nome: Marilza Lúcia Fortes.

Eleita no dia 18 de novembro de 2005

Idade: 59

 

Tempo de magistratura: 25 anos

 

Posse: no dia 6 de dezembro, às 19 horas, na abertura do 8º Congresso Nacional da Justiça Militar Estadual, a realizar-se no Hotel Meliá, em Maceió (AL). 

 

Principais objetivos da gestão: continuar a luta pelo fortalecimento da Justiça Militar e pela união com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), auxiliando-a nos princípios que a entidade tem como bandeira.

 

Questionada sobre o desconhecimento, por parte da magistratura, sobre a Justiça Militar, Marilza afirmou: “Acredito que para maior conhecimento dos juízes da Justiça Militar teremos de despertar nos acadêmicos de Direito o conhecimento do Direito Penal Militar, como também fazer com que os juízes estaduais se recordem dessa Justiça por meio de seminários e congressos em que um dos temas seja reservado à Justiça castrense. Nas Escolas Superiores da Magistratura, deve ser incluído um módulo sobre Direito Penal Militar, pois o juiz de Direito poderá um dia exercer as suas funções na Vara de Justiça Militar”, finalizou.

 

 

Associação Paulista de Magistrados (Apamagis)

 

Nome: Sebastião Luiz Amorim.

Eleito no dia 19 de novembro de 2005

Idade: 71

 

Tempo de magistratura: juiz por 34 anos, aposentou-se ano passado. Tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 1o de junho de 2001. Posse: Dia 2 de fevereiro de 2006.

 

Principais objetivos da gestão: atuar em três frentes básicas — no âmbito institucional, na valorização profissional e no aprimoramento da prestação de serviços; pensar num plano de previdência, desde que isso não desvie a atenção do principal, que é a manutenção da aposentadoria integral e a reconquista de direitos retirados recentemente; trabalhar com foco em questões como ingresso na carreira, democratização interna, relacionamento com a mídia; no plano da valorização funcional, realizar cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, especialização e palestras, especialmente para os juízes do interior; facilitar o quanto possível o cotidiano dos juízes, especialmente no que diz respeito a plano de saúde; atenção especial e tratamento digno aos aposentados e pensionistas.

 

Segundo Amorim, há inúmeras questões que podem ser discutidas e trabalhadas com a magistratura federal. “Mas temos também questões que nos dividem e, como presidente da Apamagis, não abrirei mão de nossa competência constitucional e trabalharei firmemente pelo fortalecimento do pacto federativo”, afirmou.

 

 

Associação dos Magistrados da Bahia (Amab)

 

Nome: Rolemberg José Araújo Costa

Eleito no dia 25 de novembro de 2005

Idade: 49

 

Tempo de magistratura: 16 anos

 

Posse: 3 de fevereiro de 2006

 

Principais objetivos da gestão: trabalhar na aprovação da Lei de Organização Judiciária (Loje); continuar lutando para a criação do cargo de assessor de juiz e por uma estrutura de gabinete, conforme sugestão já encaminhada ao Tribunal de Justiça baiano; exigir o retorno da gratificação para os juízes quando em exercício em mais de uma vara ou comarca; instituir curso de mestrado na Escola dos Magistrados da Bahia (Emab) por meio de parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM); continuar com o programa de interiorização da Emab por meio das coordenadorias regionais e pelo sistema telepresencial, estendendo os cursos para todas as coordenadorias, de modo que os magistrados possam freqüentar as aulas com um mínimo possível de deslocamento; construir a sede própria da Emab e do Centro Cultural do Magistrado.

 

 

Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr)

 

Nome: Rodrigo Cardoso Furlan

Eleito no dia 25 de novembro de 2005

Idade: 32

 

Tempo de magistratura: 4 anos

 

Posse: 25 de novembro

 

Principais objetivos da gestão: valorizar a magistratura; ampliar o atendimento em relação à Justiça itinerante; criar novas varas na capital e de comarcas do interior; lutar pela realização de concursos públicos para contratação de novos servidores; fortalecer o poder Judiciário junto à opinião pública; dar constante apoio à escola de magistratura local e aos magistrados.

 

__________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...