MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ manda TJ/SP restabelecer subsídio de desembargador afastado
Vantagens indevidas

CNJ manda TJ/SP restabelecer subsídio de desembargador afastado

Processo administrativo disciplinar apura se o magistrado Arthur Del Guercio Filho, que está afastado, solicitou vantagens indevidas de advogados em razão de sua função.

Da Redação

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Atualizado às 15:39

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ, determinou, no último dia 4, que o TJ/SP restabeleça a remuneração do desembargador afastado Arthur Del Guércio Filho. O magistrado é investigado em processo administrativo, que apura se ele solicitou vantagens indevidas de advogados em razão de sua função.

Em abril, o Órgão Especial do TJ bandeirante decidiu pelo afastamento cautelar do magistrado até o término do procedimento administrativo, sob a justificativa de que existia "possibilidade de, em exercício, influenciar o investigado servidores que lhe são subalternos e profissionais que poderão ser chamados a prestar depoimentos nos autos".

O STJ confirmou o afastamento cautelar de Del Guércio, em decisão unânime que determinou que o magistrado permanecesse longe de suas funções até o final das apurações, o que deveria se dar "sem prejuízo dos vencimentos ".

Por meio do expediente 17/13 o presidente do TJ, desembargador Ivan Sartori, suspendeu o pagamento das verbas de "abono variável" e "parcela autônoma de equivalência", benefícios pagos de forma parcelada e não necessários para garantir a subsistência.

O magistrado afastado, então, afirmou que as verbas que lhe foram suprimidas enquadram-se no conceito de subsídio e, portanto, "não podem ser excluídas, sob pena de ofensa aos atos normativos deste Conselho".

Ao analisar o caso, o ministro Joaquim Barbosa alertou que as informações apresentadas tanto pelo requerente quanto pelo TJ/SP evidenciam descumprimento da resolução 135/11, do Conselho. O dispositivo trata da uniformização de normas relativas ao procedimento disciplinar e assegura o subsídio integral aos magistrados afastados durante o procedimento.

Para JB, apenas a instauração do processo administrativo disciplinar não legitima a supressão de quaisquer verbas na renumeração dos magistrados. A remuneração deve ser restabelecida pelo TJ bandeirante nos mesmos moldes como era paga antes do afastamento.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA