MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituto Alana alerta secretarias de educação sobre apresentações de Ronald McDonald
Propaganda

Instituto Alana alerta secretarias de educação sobre apresentações de Ronald McDonald

Para o Alana, trata-se de propaganda disfarçada e prejudicial às crianças.

Da Redação

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Atualizado às 09:11

O Instituto Alana enviou carta às secretarias de educação em dez Estados com alerta sobre apresentações em escolas de Ronald McDonald, o personagem-símbolo do McDonald's.

Nos shows o palhaço fala sobre temas educativos, como "respeito ao meio ambiente, valorização da amizade e da vida ativa". Para o Alana, trata-se de propaganda disfarçada e prejudicial às crianças.

Histórico

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, teve conhecimento da realização dos 'Shows do Ronald McDonald' em instituições de ensino infantil e fundamental, públicas e privadas, em diversas cidades do país, comandados pelo palhaço 'Ronald McDonald', que apresentam jogos, mágicas e atividades de entretenimento.

O Projeto constatou que esses eventos constituem verdadeira ação de comunicação mercadológica dirigida ao público infantil, com a intenção de promover a marca McDonald's entre os pequenos: "O ambiente lúdico e o palhaço que representa a marca exercem a função de criar uma ligação afetiva das crianças com a rede de fast-food, incentivando que elas se tornem consumidoras dos produtos da empresa e suas promotoras de vendas. Assim, por explorar a vulnerabilidade da criança a fim de transmitir sua mensagem publicitária, a ação da marca foi considerada abusiva e contrária à legislação que protege a infância".

Em agosto, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à empresa, para apresentar suas observações a respeito do desenvolvimento da ação e solicitar o fim dos 'Shows do Ronald McDonald.

Na ausência de resposta formal por parte da empresa, em setembro o Projeto encaminhou Representação ao MEC e ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do MJ solicitando a adoção de medidas cabíveis para coibir as práticas do McDonalds de anunciar diretamente ao público infantil, bem como para reparar os possíveis danos já causados.

O Projeto Criança e Consumo enviou, em outubro, uma carta à todas as Secretarias municipais e estaduais de educação das cidades e estados de escolas que receberam o 'Show do Ronald McDonald' para que tomem conhecimento e alguma providência sobre o tema.

No último dia 4, o Cade, em resposta a denúncia encaminhada pelo Instituto Alana, arquivou o caso, argumentando que a prática da empresa não viola a ordem econômica e não é uma prática anticoncorrencial.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...