MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes é eleito ministro efetivo do TSE
Corte Eleitoral

Gilmar Mendes é eleito ministro efetivo do TSE

O Supremo também definiu os candidatos que concorrerão à vaga de ministro substituto da Corte. A lista tríplice será composta por Joelson Costa Dias, Alberto Pavie Ribeiro e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

Da Redação

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Atualizado às 15:15

Nesta quinta-feira, o plenário do STF elegeu o ministro Gilmar Mendes como ministro efetivo do TSE, em vaga decorrente da saída da ministra Cármen Lúcia. Mendes recebeu 9 votos. Ao fim da votação, o ministro, que já integra o Tribunal Eleitoral como substituto desde outubro do ano passado, agradeceu a confiança da Corte.

É a segunda vez que o ministro irá ocupar o cargo de ministro efetivo do Tribunal. A primeira vez foi entre junho de 2004 e abril de 2006, tendo sido vice-presidente entre março de 2005 e fevereiro de 2006 e presidente do TSE no período de fevereiro a abril de 2006.

O STF também elegeu os nomes da lista tríplice que será enviada a presidente da República Dilma Rousseff, para que ela nomeie quem irá ocupar uma suplência no TSE vaga na classe dos advogados. A lista tríplice traz os nomes dos advogados Joelson Costa Dias, Alberto Pavie Ribeiro e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três ministros do STF, um deles sempre a presidir a Corte Eleitoral, dois ministros do STJ, sendo um deles o corregedor-geral eleitoral, e dois representantes da categoria dos advogados.

Os ministros do STF que integram atualmente o TSE são Marco Aurélio (presidente) e o ministro Dias Toffoli (vice-presidente). Após sua posse, o ministro Gilmar Mendes ocupará a terceira cadeira de ministro efetivo no TSE destinada a ministro do Supremo.

Os ministros do STF Luiz Fux e Rosa Weber são os designados para substituir os ministros do Supremo titulares no TSE em caso de eventual ausência de um deles. Com a eleição do ministro Gilmar Mendes como ministro efetivo do TSE, o Supremo terá de escolher mais um ministro do Tribunal para preencher a vaga de ministro substituto aberta na Corte Eleitoral.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA