MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova projeto da AJUFE para informatização do processo judicial

Senado aprova projeto da AJUFE para informatização do processo judicial

Da Redação

sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

Atualizado às 08:44


Senado aprova projeto da AJUFE para informatização do processo judicial


O Senado Federal acaba de selar seu aval ao projeto de lei que regulamenta a informatização do processo judicial no país, proposto em 2001 pela Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. Os senadores aprovaram na sessão de ontem o regime de urgência para a votação do PLC 71/02 e ontem mesmo o Plenário votou e aprovou o projeto, que agora deve voltar à Câmara em função de modificações propostas pelo substitutivo da relatora, senadora Serys Slhessarenko. “É um passo muito importante e também muito aguardado por nós da Justiça Federal, que chega como um presente hoje, justamente o dia nacional da Justiça”, comemora o presidente da AJUFE, Jorge Maurique.


Ele destaca o empenho e agilidade dos senadores na questão, especialmente do senador Antônio Carlos Magalhães, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, a quem a AJUFE procurou em maio buscando a retomada do trâmite do PL, que estava paralisado na Casa desde 2002 em função de sucessivas trocas de relator. “Esperamos agora que os deputados tenham a mesma compreensão sobre importância da proposta e a mesma agilidade para aprovar de vez o projeto”, afirmou Maurique.


Ele lembra aos parlamentares que, atualmente, tudo o que está funcionando por meio eletrônico no Judiciário no Brasil é oficioso, não oficial. “Está em prática mas ainda não foi reconhecido nem autorizado pela legislação, o que já está sendo inclusive questionado na Justiça”, revelou, citando uma ação que tramita no TRF da 4ª Região pedindo a anulação de todos os atos realizados por meio eletrônico. “Daí a importância e urgência do PL não apenas para a agilização do trâmite judicial, mas também para a legalização dos procedimentos em meio eletrônico que já vêm sendo feitos em todo o país nos últimos anos”.


O projeto de informatização do projeto judicial proposto pela AJUFE pretende regulamentar os procedimentos judiciais por meio eletrônico nas ações civil, penal e trabalhista. E, pelo substitutivo da senadora Serys, apresentado com a finalidade de adaptá-lo aos avanços tecnológicos ocorridos desde a apresentação da proposta, há quatro anos, deve incluir novas ferramentas jurídico-processuais, como o Diário de Justiça on-line e o processo judicial totalmente virtual, sem papel.


____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA