MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OEA determina providências em presídio de Porto Alegre
Sistema carcerário

OEA determina providências em presídio de Porto Alegre

A Corte Interamericana de Direitos Humanos atendeu a pedido do Conselho Federal da OAB e solicitou medidas no Presídio Central da capital gaúcha.

Da Redação

domingo, 5 de janeiro de 2014

Atualizado em 3 de janeiro de 2014 14:43

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, tribunal vinculado à OEA, atendeu a pedido do Conselho Federal da OAB e solicitou uma série de medidas na maior cadeia gaúcha, o PCPA - Presídio Central de Porto Alegre/RS. O presídio apresenta, entre outras deficiências, quadrilhas de presos que controlam o acesso às galerias.

A Corte determinou que as medidas sejam cumpridas em até 15 dias, a partir da data de emissão da resolução. No documento, o tribunal pede providências como: garantir a vida e a integridade pessoal dos detentos; assegurar as condições de higiene e tratamentos médicos adequados e implementar de medidas para recuperar o controle de segurança.

A OEA também pede ao governo a implementação de plano de contingência e a aquisição de extintores de incêndio e outras ferramentas necessárias para a segurança. Outra solicitação é para que sejam adotadas, imediatamente, ações para reduzir substancialmente a lotação no interior do PCPA. Segundo a representação que o Fórum da Questão Penitenciária encaminhou à comissão da OEA em janeiro de 2013, naquela ocasião o PCPA abrigava 4.591 detentos, mais que o dobro da capacidade da unidade, de 1984 vagas.

O PCPA foi considerado o pior presídio do país pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional, em relatório divulgado em 2009, que classificou a unidade como uma "masmorra", um "inferno" onde pessoas amontoadas sobreviviam em meio ao lixo e ao esgoto. Por sua vez, o CNJ, com base em inspeções do Mutirão Carcerário, recomendou a desativação da unidade, que enfrenta problemas como superlotação, insalubridade, violência, atendimento médico precário e risco de incêndio.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.