MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pernambucanas deve informar preço à vista de produtos em propaganda
Consumidor

Pernambucanas deve informar preço à vista de produtos em propaganda

De acordo com a decisão, a veiculação apenas do valor das parcelas impossibilita a constatação imediata do preço total.

Da Redação

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Atualizado às 09:10

A 4ª câmara de Direito Civil do TJ/SC manteve decisão que determinou que a Pernambucanas veicule o preço à vista de seus produtos em propagandas. As informações devem ser divulgadas em letras de tamanho uniforme, perceptíveis ao consumidor.

A ação foi ajuizada pelo MP sob o argumento de que a rede de lojas adotara como prática divulgar, com grande destaque, apenas o valor das prestações dos produtos comercializados em seus estabelecimentos. Segundo o autor, isso impossibilita a constatação imediata do preço à vista ou do total a prazo, estes redigidos em "letras miúdas", de difícil leitura.

Em sua defesa, a empresa argumentou que não há norma que obrigue uniformidade no tamanho das fontes dos anúncios publicitários, e que o destaque dado somente ao valor da parcela atende aos interesses do consumidor. O argumento foi considerado improcedente e o juízo de 1ª instância determinou que fossem feitas adequações, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil por determinação descumprida. A empresa recorreu.

Ao analisar a ação, o desembargador Luiz Fernando Boller, relator, ponderou que "as ofertas "arrasadoras e imperdíveis" se revelam verdadeiras armadilhas aos consumidores menos instruídos, que assumem compromissos financeiros que levam ao endividamento familiar".

Para o magistrado, o uso de fonte em tamanho desproporcional para divulgação do preço do produto e serviços constitui artifício desleal para atrair consumidores. Por fim, reformou parcialmente a sentença, mantendo a determinação à rede varejista de informar, em todos os anúncios de produtos, o valor do preço à vista, o número e valor das prestações, a taxa mensal de juros e demais encargos financeiros, utilizando letras de tamanho uniforme, perceptíveis ao consumidor, mas diminuindo para R$ 5 mil a multa por descumprimento.

  • Processo: 2012.039827-0

Confira a decisão.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...