MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Magistrados devem se afastar de cargos até 5/4 para concorrer às eleições
Eleições 2014

Magistrados devem se afastar de cargos até 5/4 para concorrer às eleições

Ministras Eliana Calmon e Ellen Gracie estão entre prováveis candidatas no pleito.

Da Redação

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Atualizado às 08:01

Para concorrer às eleições 2014, futuros candidatos detentores de cargo ou função pública estão correndo contra os prazos de desincompatibilização. Magistrados com vistas à candidatura, por exemplo, tem até 5/4 para pedir exoneração.

Entre os togados prováveis candidatos, surgiram desde o fim do ano passado nomes como o da ministra Eliana Calmon e a ministra Ellen Gracie. O presidente da Corte Suprema, JB, também foi cotado pela imprensa como futuro candidato à presidência, mas sempre negou a intenção.

Cinco cargos estarão em disputa nas eleições de outubro: deputado estadual/distrital, deputado Federal, senador, governador e presidente da República. Dependendo do posto almejado, os prazos de afastamento podem ser de três, quatro ou seis meses antes da eleição, e, conforme o caso, definitivo ou temporário. A lei 64/90 estabelece, de acordo com o artigo 14, § 9º da CF, os casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e especifica os cargos e prazos para a desincompatibilização.

Ellen Gracie

A ministra aposentada (2011) do STF Ellen Gracie filiou-se ao PSDB em 5/10/13, quando vencia o prazo limite de um ano, no qual se enquadrava. Ellen Gracie passou a ser cotada para integrar a chapa tucana no RJ para o Senado ou até ser vice do pré-candidato ao Planalto, Aécio Neves.


Eliana Calmon

Após 14 anos no STJ e 34 de magistratura, a ministra Eliana Calmon se aposentou no fim do ano passado e, no dia seguinte ao feito, filiou-se ao PSB - associado à Rede Sustentabilidade. Calmon deve concorrer ao Senado pela BA.




Joaquim Barbosa

Desde que alçado à condição de paladino da Justiça por sua atuação na AP 470, especula-se a possibilidade de o ministro JB se candidatar à presidência. No fim do ano passado, o presidente do STF negou a intenção de candidatura e afirmou nunca ter pensado em se envolver em política.


Márlon Reis

Criador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o juiz Márlon Reis também tem sido cotado desde o ano passado para disputar as eleições de 2014 no MA. O magistrado, também conhecido pela defesa da lei "ficha limpa", teria sido convidado a concorrer ao Senado, mas nunca falou publicamente sobre o assunto.

Julier Sebastião da Silva

O juiz Federal Julier Sebastião da Silva também estaria avaliando a possibilidade de disputar uma vaga pelo PCdoB. De acordo com o presidente estadual da legenda, Aislan Galvão, o magistrado é possível candidato a governador ou senador.




No site do TSE, a Secretaria de Gestão da Informação da Corte eleitoral disponibiliza um serviço de pesquisa dirigida dos prazos de desincompatibilização e afastamentos que devem ser observados pelos candidatos.

Defensores públicos com vistas à candidatura para deputado Federal/estatal/distrital devem se afastar de seus respectivos cargos até 3 meses antes do pleito. Já o advogado-geral da União, assim como os magistrados, deve se afastar até o prazo limite de 6 meses antes das eleições.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...