MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cláusula que impõe perda do valor de matrícula cancelada é abusiva
TJ/DF

Cláusula que impõe perda do valor de matrícula cancelada é abusiva

Decisão é da 1ª turma Recursal dos Juizados Especiais do DF .

Da Redação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Atualizado às 08:49

Uma escola deve restituir o valor da mensalidade paga pelo pai de uma aluna que cancelou a matrícula na instituição. Decisão é da 1ª turma Recursal dos Juizados Especiais do DF em recurso de pai que reivindicava a devolução do valor pago e indenização por danos morais.

De acordo com o TJ/DF, em 22/12/12 foi efetivada matrícula no estabelecimento de ensino, pela Internet. No início do semestre letivo, em 28/1/13, foi solicitada a transferência da estudante, o cancelamento da matrícula e a consequente devolução do valor pago na ocasião da matrícula.

A restituição, no entanto, foi negada. Segundo a escola, havia cláusula contratual que previa a devolução de 50% do valor pago na matrícula, apenas se a desistência fosse comunicada até dez dias antes do início das aulas.

Ao analisar a ação, a turma afirmou que referida cláusula é abusiva, pois impõe a perda integral do valor pago. "Sendo certo que a qualquer tempo pode ser desfeito o contrato, ultrapassa o limite do razoável a previsão de ressarcimento em tão elevado percentual sem que comprove a instituição de ensino o montante dos prejuízos efetivamente suportados com o inesperado trancamento", afirmaram os magistrados.

De outro lado, a turma decidiu incabível a pretendida devolução integral do preço pago. Diante disso, o colegiado fixou em 20% do valor da matrícula a quantia que poderá ser retida pela escola, pelo que deverá restituir ao autor o restante, que corresponde aos demais 80%.

Quanto ao alegado dano moral, entendeu-se que questões de ordem pessoal levaram ao cancelamento da matrícula anteriormente efetivada. Assim, eventual direito à reparação extrapatrimonial não restou configurado, até mesmo porque a instituição de ensino não se conduziu de forma contrária às regras contratuais ajustadas ou em desconformidade à lei.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...