MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Extra indenizará advogado que teve o nome negativado ilegalmente
Dano moral

Extra indenizará advogado que teve o nome negativado ilegalmente

Após perceber acréscimo de juros no parcelamento de notebook, solicitou ao gerente da loja a suspensão da transação.

Da Redação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Atualizado às 08:42

O Extra Hipermercados Fortaleza foi condenado a pagar indenização, por danos morais, de R$ 5 mil para advogado que teve o nome inserido ilegalmente no SPC e Serasa. A decisão é do juiz José Edmilson de Oliveira, da 5ª vara Cível de Fortaleza/CE.

Após fechar compra de um notebook na loja, com pagamento parcelado em dois anos, percebeu acréscimo de juros. Por conta disso, solicitou ao gerente a suspensão da transação. O funcionário disse que o estorno seria realizado.

No entanto, três meses depois, o advogado recebeu um comunicado informando que seu nome havia sido inserido nos cadastros de maus pagadores por conta de débito referente à compra do notebook. O Extra alegou ilegitimidade passiva. Aduziu que a instituição financeira responsável pelo cartão de crédito utilizado na compra é quem deve responder pelo fato.

Ao analisar o caso, o magistrado determinou a retirada do nome do cliente do SPC e Serasa. O juiz considerou que a alegação de ilegitimidade passiva "não alberga amparo legal, pois os documentos comprovam o envolvimento da mesma na realização da compra cancelada". Afirmou também que "inexiste qualquer determinação legal para que o processo tramite em face da promovida em conjunto com a instituição financeira".

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...