MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo episódio de racismo na cidade de Campinas

Novo episódio de racismo na cidade de Campinas

Da Redação

terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Atualizado às 09:01


Novo episódio de racismo na cidade de Campinas


O presidente da Comissão do Negro e de Assuntos Anti-discriminatórios (Conad) da OAB/SP, Marco Antonio Zito Alvarenga, vê com preocupação um novo episódio de racismo na cidade de Campinas. Nos últimos dias, foi registrada a distribuição de panfletos apócrifos contendo conotação racista a judeus em casas dos bairros Jardim Paraíso e Jardim São Fernando, próximo do Estádio Brinco de Ouro, do Guarani Futebol Clube. A Policia Civil de Campinas começou a investigar a origem e os autores dos panfletos. Zito Alvarenga participou de uma reunião com o delegado Marcel Trevisan, titular do 10º Distrito Policial da cidade, e o representante da Federação Israelita. A Conad designou o advogado Fábio Feldman, de Americana, para acompanhar as investigações policiais. Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, a sociedade tem de estar sempre pronta para lutar contra todo tipo de racismo e intolerância na busca de uma sociedade mais justa.


Conforme Zito Alvarenga, essa atitude racista atinge toda a população brasileira que vem se colocando contra manifestações discriminatórias, seja por raça, origem ou credo. "Esse fato serve para alertar a sociedade para não mais aceitar essa modalidade de preconceito, anônima e covarde. Nada justifica o racismo. O mundo hoje depara-se com o debate sobre democracia racial, visando afastar o conceito de superioridade entre raças, ainda petrificado no seio da sociedade. Essa realidade, infelizmente, é a barreira a ser transposta na construção de uma verdadeira democracia racial", diz Zito Alvarenga.


Os panfletos distribuídos em Campinas trazem textos ofensivos aos judeus e desenho onde homem coloca outro numa lata de lixo, insinuando mau-cheiro com as mãos tapando as narinas. Além disso, trazem o endereço de um site na internet que veicula conteúdo nazista. As mensagens foram deixadas em caixas de correspondência por um grupo de jovens aparentando idade entre 15 e 17anos, assustando os moradores da região. Os investigadores tentam descobrir se o ato partiu de um grupo radicado em na cidade de Campinas. "Estaremos acompanhando o caso de perto, porque as vitimas de crime de racismo ainda têm dificuldade de obter a reparação da injusta agressão a que são vitimas em face do desconhecimento da legislação balizada pelo Artigo 5º da Constituição Federal", diz Zito Alvarenga.


Mais informação na Assessoria de Imprensa da OAB/SP, tel. 3291-8179/8182.

______________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...