MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudante de Direito é autorizado a fazer matrícula fora do prazo
Decisão

Estudante de Direito é autorizado a fazer matrícula fora do prazo

Aluno estava inadimplente, mas renegociou e quitou a dívida em período apto à realização do semestre letivo.

Da Redação

quarta-feira, 5 de março de 2014

Atualizado em 28 de fevereiro de 2014 13:52

A 6ª turma do TRF da 1ª região manteve decisão que permitiu que um estudante de Direito fizesse matrícula fora do prazo estabelecido no calendário acadêmico.

De acordo com os autos, o aluno estava inadimplente, mas renegociou e quitou a dívida em período apto à realização do semestre letivo. Por esse motivo, a juíza Federal Hind Ghassan Kayath, relatora convocada, entendeu ser ilegal o óbice à matrícula.

"Muito embora a legislação permita a vedação, pela instituição de ensino superior privada, de matrícula de aluno inadimplente, referido óbice, contudo, deverá pautar-se na razoabilidade e proporcionalidade da medida, sob pena de burla ao princípio da legalidade, a que a autonomia universitária se subsume, porquanto não é absoluta", entendeu a magistrada.

  • Processo: 0009388-76.2012.4.01.3900

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA