MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Todos os ministros se manifestam e STF não reconhece repercussão geral em dois RExts
Plenário virtual

Todos os ministros se manifestam e STF não reconhece repercussão geral em dois RExts

Em ambas as votações todos os ministros se manifestaram, fato este que não se dava - e ainda seguidamente - há muito.

Da Redação

quinta-feira, 6 de março de 2014

Atualizado em 5 de março de 2014 17:06

O plenário virtual do STF reputou inexistente a repercussão geral das questões tratadas no ARExt 787.379 (Tema 701) e no RExt 764.332 (Tema 702). Ambas as votações, findas em 27/2, contaram com a manifestação de todos os ministros da Corte Suprema, fato este que não se dava - e ainda seguidamente - há muito.

O ARExt 787.379, afetado pelo ministro JB, discute a base de cálculo do adicional por tempo de serviço (quinquênio) de servidores públicos. Já o RExt 764.332, afetado pelo ministro Teori Zavascki, trata da possibilidade de recebimento por trabalhadores rurais do seguro-desemprego concedido a pescadores artesanais.

Repercussão geral

Acerca do reconhecimento da repercussão geral, a CF prevê, no artigo 102, que no recurso extraordinário o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais, as quais somente poderão ser recusadas pela manifestação de dois terços de seus membros.

Corroborando o disposto na Carta Magna, o regimento interno da Corte Suprema dispõe no artigo 324 que "decorrido o prazo sem manifestações suficientes para recusa do recurso, reputar-se-á existente a repercussão geral."

Omissão x problemática

Sobre o tema, recentemente Migalhas realizou minuciosa pesquisa acerca da não manifestação dos ministros nos recursos extraordinários afetados ao plenário virtual. Com a previsão de que oito ministros necessariamente devem se manifestar contra o reconhecimento da repercussão geral, o cenário que apresentou a análise não mostrou um futuro promissor : a reincidência de casos nos quais a repercussão geral é declarada mesmo com maioria votante se manifestando pelo não reconhecimento das matérias afetadas.

O que se pôde observar é que a omissão de alguns, em detrimento da vontade expressa de outros, ocasionava problemas em cadeia, como o crescimento desenfreado da pauta do plenário, o sobrestamento de processos aguardando resolução na origem até o deslinde da questão pelo Supremo, entre outros.

Será necessário aguardar o fim de novas votações para analisar se seriam estes os ventos de um bom presságio soprando na direção Suprema. A próxima análise termina na noite desta quinta-feira, 6/3. Até então oito ministros de manifestaram e outros três têm até o fim do dia para votar.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.