MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Embrapa deve pedir aprovação ao CADE de acordo com Monsanto

Embrapa deve pedir aprovação ao CADE de acordo com Monsanto

x

Da Redação

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Atualizado às 08:02

 

Embrapa deve pedir aprovação ao CADE de acordo com Monsanto

 

O acordo comercial firmado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Monsanto do Brasil Ltda deve ser aprovado pelo CADE mediante pedido de aprovação formulado por ambas as empresas. Esse é o entendimento do representante do Ministério Público Federal no CADE, procurador regional da República José Elaeres Marques Teixeira, que, analisando o ato de concentração, requereu, nesta terça-feira, 20 de dezembro, esclarecimentos sobre as razões pelas quais o pedido de autorização tenha sido formulado por apenas uma das partes titulares da operação, a Monsanto do Brasil.

 

O pedido de aprovação do ato de concentração, protocolado na Secretaria de Direito Econômico (SDE) ainda em 2000, refere-se ao acordo que "permite à Embrapa desenvolver, produzir e comercializar, diretamente ou por terceiros licenciados, linhagens e cultivares de sementes de soja geneticamente modificadas com a tecnologia da Monsanto", conforme esclarece o parecer do MPF.

 

O ato de concentração está sendo submetido à aprovação do Cade em razão de o faturamento da Monsanto do Brasil ser superior a 400 milhões de reais por ano, conforme estabelece o art. 54 da Lei n° 8.884/94. De acordo com a Resolução Cade n° 15, o requerimento de aprovação do ato deve ser apresentado, sempre que possível, pelas partes em conjunto. O procurador regional José Elaeres explica que "todas as empresas envolvidas no ato devem submetê-lo à aprovação, em conjunto, ou separadamente".

 

Em seu parecer, o procurador ressalta que a Embrapa não é "mera interessada na operação", como foi classificada no pedido apresentado pela Monsanto, mas que "ela é parte no ato de concentração", motivo pelo qual "não está liberada de também figurar, ao lado da Monsanto, como requerente".

 

Além de solicitar esclarecimentos à Monsanto e à Embrapa sobre os motivos por que apenas uma das partes requereu a aprovação do ato, o procurador pede que seja proporcionada à Embrapa oportunidade para sanar a irregularidade, figurando, ao lado da Monsanto, como requerente da aprovação do ato de concentração.

 

___________________

 

 

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...