MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fotógrafo será indenizado por uso de fotos sem créditos em CD
Direitos autorais

Fotógrafo será indenizado por uso de fotos sem créditos em CD

Fotografias foram publicadas no CD "Danças do Ventre de ´O Clone´".

Da Redação

domingo, 9 de março de 2014

Atualizado em 7 de março de 2014 15:39

A empresa Sonhos e Sons e o autor da trilha sonora da novela da Rede Globo "O Clone", Marcus Viana, terão que indenizar o fotógrafo Valmir Monteiro da Silva em R$ 2,5 mil pela veiculação de fotografias de sua autoria no CD "Danças do Ventre de 'O Clone'" sem creditar as imagens.

Na ação, o fotógrafo também pediu indenização pelas fotos tiradas no evento "A'tahune - 9º Festival de Danças Folclóricas Árabes, Libanesas e Dança do Ventre", promovido pelo estúdio de dança Brigitte Bacha, e usadas no CD "Jihad Akel - The Magic Arab Violin". No entanto, a 10ª câmara Cível do TJ/MG entendeu que as fotografias foram encomendadas pelo estúdio de dança para fins de divulgação da marca.

O desembargador Gutemberg da Mota e Silva, relator do processo, observou que o fotógrafo contratado para registrar festividades ou eventos, notadamente se subordinado às coordenações do contratante, não é titular dos direitos autorais das fotografias colhidas, pois nada expressou, apenas cumpriu ordens e prestou os serviços para os quais foi contratado.

De acordo com a lei 9.610/98, não constitui ofensa aos direitos autorais a reprodução "de retratos, ou de outra forma de representação da imagem, feitos sob encomenda, quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado, não havendo a oposição da pessoa neles representada ou de seus herdeiros".

  • Processo: 1.0024.08.122424-8/002

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas