MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF retoma julgamento do caso Varig
Indenização

STF retoma julgamento do caso Varig

Empresa alega danos sofridos em consequência da política de congelamento de tarifas instituída pelo Plano Cruzado.

Da Redação

quarta-feira, 12 de março de 2014

Atualizado às 16:32

O STF retomou nesta quarta-feira, 12, o julgamento do RExt 571.969, no qual a União e o MPF se insurgem contra acórdão do TRF da 1ª região que concedeu indenização de cerca de R$ 3 bi à Varig em função da perda de receita ocasionada pela defasagem verificada nas tarifas de transporte aéreo após o congelamento de preços do Plano Cruzado (1985).

Em maio de 2013, a ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, votou pelo não provimento do recurso. Ela concluiu que o desequilíbrio econômico-financeiro de contrato de concessão de transporte aéreo decorrente de políticas públicas gerais, adotadas para o combate à inflação, impõe ao poder concedente a obrigação de indenizar empresa concessionária de transporte aéreo.

Já o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, considerou que o congelamento não afetou a Varig de maneira exclusiva. Segundo ele, a empresa buscou atribuir seu desequilíbrio financeiro à política pública adotada pela União. No entendimento do ministro, não é possível responsabilizar o Estado por um ato Legislativo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas