MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Teoria Neoinstitucionalista do Processo: Uma Trajetória Conjectural"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Teoria Neoinstitucionalista do Processo: Uma Trajetória Conjectural"

Veja quem ganhou a obra "A Teoria Neoinstitucionalista do Processo: Uma Trajetória Conjectural".

Da Redação

segunda-feira, 24 de março de 2014

Atualizado em 20 de março de 2014 08:33

A obra "A Teoria Neoinstitucionalista do Processo: Uma Trajetória Conjectural" (Arraes Editores - 7ª edição - 106p.), de Rosemiro Pereira Leal, desenvolve a teoria neoinstitucionalista e suas aplicações.

"A teoria neoinstitucionalista do processo é uma resposta que elaborei (e venho elaborando) ao holocausto a que fui submetido pelo aprendizado museológico de um Direito fincado na ideologia secular da Ciência Dogmática do Direito. Com o advento da Constituição brasileira de 1988, encerrando-se o ciclo totalitário de 1964, entendi que o seu art. 1º abolira o republicanismo (modelo comunitarista de Estado Social que, a seu turno, preserva veladamente a tradição do Estado Liberal) com expressa implanta-ção do Estado Democrático de Direito. Esse novo paradigma de Estado, a meu ver, porque protossignificativo e constitucionalizado (sistematizado) por uma teoria linguístico-autocrítico-jurídica denominada processo, nú-cleo gestativo sistêmico da própria Lei Constitucional, é que iria, por uma de suas vertentes que cognominei neoinstitucionalista, reclamar compreensões pela ciência não dogmática, logo democrática de direito no sentido que lhe empresto no decorrer deste ensaio. O alardeado e escatológico parasitismo estatal não passa de uma ideologia cravada na dinâmica cultural da utopia da ditadura popular por eventos salvíficos da ontologia historicista e inefável de um ser-homem libertário em si mesmo (Badiou-Zizek). Entretanto, querer atuar um Estado aos moldes dogmáticos de Adam Smith e do Welfaire State, como vêm fazendo, em sua quase unanimidade, os pseudojuristas e cientistas políticos e sociais, é uma alucinação que eterniza o obscurantismo de uma barbárie atávica e cruel. Por isso, o Estado Democrático suplica uma teorização diferenciada e pesquisa continuada na atualidade brasileira dos estudos jurídicos. É o que ousei conjecturar pela teoria neointitucionalista do processo." O autor.

Sobre o autor :

Rosemiro Pereira Leal é professor e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Professor de Direito Processual da PUC/MG. Presidente, fundador e conselheiro nato da Associação dos Advogados de MG e presidente fundador do INPEJ. Membro efetivo do IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

_________

Ganhadora :

Talita Alves, advogada em Fortaleza/CE



__________

Arraes Editores


Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...