MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trâmite de AP deve ser mantido mesmo com retratação da vítima de violência doméstica
STF

Trâmite de AP deve ser mantido mesmo com retratação da vítima de violência doméstica

Reclamação foi ajuizada pelo MP/SP contra ato do juízo da Vara Criminal de São Sebastião/SP, que julgou extinta a punibilidade do acusado.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2014

Atualizado às 09:47

A ministra Cármen Lúcia, do STF, cassou decisão do juízo da vara Criminal de São Sebastião/SP que julgou extinta a punibilidade de acusado de suposta prática de violência doméstica contra sua companheira e determinou o prosseguimento da ação penal a qual o réu responde, na forma da lei.

A reclamação foi ajuizada pelo MP/SP contra ato do referido juízo, que julgou extinta a punibilidade do acusado, em razão da retratação da vítima em audiência. Segundo o parquet, o ato teria contrariado decisões do STF no julgamento da ADIn 4.424 e da ADC 19. Nesses casos, o Supremo estabeleceu que as ações penais referentes a violência doméstica são públicas incondicionadas, que são aquelas movidas pelo MP independentemente de representação da vítima.

Ao analisar o mérito da reclamação, a ministra Cármen Lúcia considerou que a vara Criminal de São Sebastião desrespeitou a autoridade vinculante das decisões proferidas pelo STF. "Em casos análogos ao presente, nos quais se inobservou a natureza pública incondicionada de ações penais instauradas para apurar a crimes praticados contra a mulher em ambiente domiciliar ou familiar, os ministros deste Supremo Tribunal têm julgado procedentes as ações", destacou a relatora, determinando o prosseguimento da ação penal.

Confira a íntegra da decisão.