MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demanda do consumidor por crédito avança 0,5% em fevereiro
Crédito

Demanda do consumidor por crédito avança 0,5% em fevereiro

Em relação ao acumulado em 12 meses houve retração de 0,5%.

Da Redação

sexta-feira, 28 de março de 2014

Atualizado em 27 de março de 2014 15:56

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito avançou 0,5% em fevereiro quando comparado a janeiro, expurgados os efeitos sazonais, de acordo a Boa Vista Serviços S/A, com dados de abrangência nacional.

Na avaliação do valor acumulado em 12 meses (março de 2013 a fevereiro de 2014) houve retração de 0,5% em relação aos 12 meses terminados ao análogo período de 2013 (março de 2012 a fevereiro de 2013). O indicador permaneceu estável em relação ao resultado de janeiro, considerando-se o mesmo tipo de comparação (acumulado em 12 meses). Já perante o resultado acumulado no ano, o indicador subiu 0,5%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação mensal dos dados dessazonalizados, a demanda por crédito foi 1,4% menor nas instituições financeiras e 1,8% maior nas não financeiras. Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,2% e o não financeiro 0,3%. A tabela contém o resumo dos dados apresentados no texto.

De acordo com a Boa Vista, a economia encontra-se em um momento de ascensão dos juros, revertendo a política estabelecida até meados do ano passado e, consequentemente, encarecendo o custo dos empréstimos ao consumidor. Além disso, as incertezas em relação ao ambiente macroeconômico aumentaram. A inflação continua não cedendo e o dólar encarecido. Assim, após um período de evidente vantagem de endividamento e o consequente aprendizado do uso do crédito, pode-se dizer que, possivelmente, os consumidores começam a diminuir (ainda que de forma gradual) sua busca por empréstimos, demonstrando maior cautela. A observação de longo prazo (variação acumulada em 12 meses) permite constatar a queda no ritmo de crescimento da demanda por crédito, conforme gráfico abaixo.

Metodologia

O Indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

_____________

Boa Vista Servicos S/A

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...