MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/SP irá eleger próximo procurador-Geral de Justiça
Procurador-Geral

MP/SP irá eleger próximo procurador-Geral de Justiça

Márcio Fernando Elias Rosa tenta a reeleição e concorre com o procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey.

Da Redação

terça-feira, 1 de abril de 2014

Atualizado em 31 de março de 2014 14:22

No próximo sábado, 5/4, o MP/SP irá realizar eleições para a escolha do procurador-Geral da Justiça de SP. Márcio Elias Rosa tenta a reeleição e concorre com o procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey, que também já foi procurador-Geral de Justiça do Estado. Conheça abaixo as propostas dos candidatos.

___________

Luiz Antonio Guimarães Marrey Luiz é bacharel em Direito pela USP (Tuma de 1978). Ingressou no MP/SP em 1980. É procurador de Justiça desde 1992. Atuou como promotor de Justiça das Comarcas de São Caetano do Sul, Miguelópolis, Poá, Barueri e Capital. Foi procurador-geral nos biênios de 1996/98, 1998/00 e 2002/04 ; chefe de gabinete do Ministro da Justiça e diretor-geral do Departamento de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça na gestão de Paulo Brossard, em 1986/88 ; Secretário dos Negócios Jurídicos de São Paulo em 2005/06).

Na gestão governador José Serra, de 2007 a 2010, Marrey foi Secretário de Estado da Justiça e defesa da Cidadania do Estado. Também foi Secretário Chefe da Casa Civil do Governo na gestão de Alberto Goldman (abril/dezembro de 2010).

A proposta de sua gestão está focada em dois pilares principais Designações e Movimentação na Carreira. Um dos objetivos é adoção de critérios objetivos, transparentes e impessoais, que estabeleçam designações que assegurem um tratamento justo e igualitário a todos. De acordo com a proposta de Marrey, as designações serão calcadas em três nortes definidores principais: a) tratamento equitativo - não serão admitidos quaisquer favorecimentos; b) priorização de circunscrição e revezamento nas hipóteses de haver mais de um substituto na mesma sede; e c) possibilidades isonômicas de atuar na esfera eleitoral.

Para Marrey, é essencial fomentar a criação de mais cargos de auxiliar no interior onde faltarem condições para fazer frente ao interesse público. "Pretendo criar, também com a brevidade possível, vários cargos de auxiliar na capital, onde se mostrar necessário, proporcionando, em decorrência, o aumento de quadros em entrância intermediária e a necessária dinâmica da Carreira. Sem dúvida, o reduzido número de cargos na entrância intermediária atravanca a movimentação para os outros níveis da Carreira e a criação desses cargos virá em benefício da sociedade, que terá serviços de melhor qualidade e dos Promotores de Justiça, que, com perspectivas de evolução na Carreira, produzirão mais e com maior grau de eficiência."

__________

Márcio Fernando Elias Rosa é o atual procurador-geral de Justiça de SP. Foi empossado em abril de 2012. Nascido em Ibiúna, em 1962, é casado e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (ITE - 1985). Mestre e Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP; cursou especialização em Direito Processual Penal (PUC/SP).

Ingressou no MP em 1986. Atuou como promotor de Justiça em Apiaí ; Sumaré ; Barueri e na capital. Foi promovido a procurador de Justiça em 2009. Atuou no Núcleo Operacional de Parcelamento do Solo Urbano, no Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Criminais e de Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, na Assessoria da Corregedoria-Geral, na Assessoria Jurídica de dois Procuradores-Gerais de Justiça (Burle Filho e Grella Vieira) e integrou o Conselho Curador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/SP.Foi diretor-Geral do MP/SP e subprocurador-Geral de Justiça de Gestão em 2009/11.

Sua proposta está focada em uma gestão de compromissos. "A gestão eficiente e de resultados, a política que não abandona os critérios objetivos, o respeito à impessoalidade e com foco na atividade-fim propiciarão a consolidação de um modelo moderno de gestão política, administrativa e funcional compatível com o futuro desejado."

Elias Rosa pretende ampliar a participação política dos promotores de Justiça ; instituir, por lei, o CONEPI como órgão de apoio à procuradoria-Geral de Justiça, conservando-se a representação exclusiva da primeira instância; implantar reajustes de subsídios e de remuneração dos servidores, entre outros.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...