MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juízes do PR terão aulas sobre prerrogativas dos advogados
Prerrogativas

Juízes do PR terão aulas sobre prerrogativas dos advogados

Iniciativa é resultado de uma ideia que surgiu no I Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas.

Da Redação

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Atualizado às 09:13

No II Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas, foi divulgado que no PR todos os juízes que se formarem na Escola de Magistratura terão aula sobre prerrogativas dos advogados. A iniciativa é resultado de uma ideia que surgiu na primeira edição do evento. A primeira turma teve 30 juízes e a segunda contará com 96 novos magistrados, que atuarão em todo o Estado.

Segundo o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB paranaense, Edward Carvalho, todos os magistrados aprovados em concurso aprenderão com professores indicados pela Ordem sobre as prerrogativas e garantias dos advogados, além de terem aulas também sobre questões referentes a desagravos. De acordo com Carvalho, a Corregedoria-Geral e do TJ foram bastante receptivos à ideia levada pela seccional da OAB.

O presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, comentou a iniciativa: "Quando os juízes conhecem as prerrogativas dos advogados, podem respeitá-las integralmente, facilitando o trabalho de todos os envolvidos em uma causa".

Para o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Leonardo Accioly, noções de prerrogativas são essenciais para que os magistrados saibam se portar frente aos advogados, "sem hierarquia ou subordinação e com respeito à liberdade de atuação dos colegas".