MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pelo quarto ano consecutivo AASP foi sede do Congresso Brasileiro de Direito Comercial
Direito Comercial

Pelo quarto ano consecutivo AASP foi sede do Congresso Brasileiro de Direito Comercial

Nos dias 9 e 10/4, a AASP foi sede do 4º Congresso Brasileiro de Direito Comercial.

Da Redação

terça-feira, 15 de abril de 2014

Atualizado às 08:10

Nos dias 9 e 10/4, a AASP foi sede do 4º Congresso Brasileiro de Direito Comercial. O evento contou com a presença de mais de 70 palestrantes, cerca de 30 painéis e participantes de diversas regiões do País. Foram dois dias de intensos debates sobre os temas mais relevantes do Direito Comercial.

Na quinta-feira pela manhã, compuseram a mesa de abertura do 4º Congresso o presidente da AASP, Sérgio Rosenthal; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini; o relator adjunto do Projeto de Código Comercial, deputado Laércio Oliveira; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horário Halfeld Rezende Ribeiro; o professor Fábio Ulhoa Coelho, organizador do evento; o representante da OAB-SP, Rodrigo Rocha Monteiro de Castro; o professor Márcio Guimarães, que representou os painelistas do Congresso; e o diretor do Grupo Saraiva, Henrique Hildebrand Garcia, representando os patrocinadores do evento.

Ao manifestar-se, o presidente da AASP deu as boas-vindas aos presentes e falou da satisfação da Associação em receber, pelo quarto ano consecutivo, o Congresso Brasileiro de Direito Comercial. "Esta é uma parceria que tem sido extremamente bem-sucedida entre a AASP e os organizadores do Congresso, do qual participam os mais renomados especialistas em Direito Comercial do nosso País, além de um público extremamente interessado e qualificado".

Segundo Sérgio Rosenthal, a iniciativa também se destaca pela organização e pela qualidade dos temas que são tratados. "Durante dois dias serão debatidos aqui grandes temas e questões que traçarão as diretrizes para que nós advogados, entidades de advogados e integrantes do Poder Judiciário possamos perseguir algumas metas de modo a tornar as coisas mais simples, mais fáceis e úteis para a nossa sociedade".

No último dia do evento, o professor Fábio Ulhoa Coelho avaliou os resultados do Congresso. "O 4º Congresso Brasileiro de Direito Comercial, que aconteceu com o apoio decisivo da Associação dos Advogados de São Paulo, atingiu plenamente seus objetivos. Tivemos dois dias de debates intensos sobre os temas mais relevantes do Direito Comercial contemporâneo e esses trabalhos foram concluídos com uma palestra magistral do ministro Luís Roberto Barroso, que falou sobre o sentido e alcance da livre iniciativa no direito constitucional brasileiro, que é um tema fundamental para a nossa disciplina. O Direito Comercial saiu fortalecido e enriquecido com todos esses debates".

Outro tema que mereceu ampla discussão e uma sessão magna no 4º Congresso Brasileiro de Direito Comercial foi o debate sobre a criação de varas empresariais no Poder Judiciário brasileiro. "Chegamos a um consenso em torno da importância e da necessidade da existência de varas especializadas em Direito Comercial no âmbito do primeiro grau de jurisdição e agora essa deliberação deverá se tornar uma bandeira dos comercialistas brasileiros", afirmou o professor Fábio Ulhoa Coelho.

_______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...