MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Magistratura mineira se manifesta pela eleição de Doorgal Andrada para presidente do TJ
Consulta Amagis

Magistratura mineira se manifesta pela eleição de Doorgal Andrada para presidente do TJ

Amagis realizou consulta a todos os magistrados, ativos e inativos, sobre os candidatos aos cargos diretivos do TJ/MG.

Da Redação

domingo, 27 de abril de 2014

Atualizado em 25 de abril de 2014 15:57

Em iniciativa inédita na magistratura mineira, a Amagis realizou consulta a todos os magistrados, ativos e inativos, sobre os candidatos aos cargos diretivos do TJ/MG, em defesa da plena democratização do Judiciário.

Depois de 10 dias de votação, 872 magistrados participaram da consulta, por via eletrônica ou por cédula, apresentando os seguintes resultados: para o cargo de presidente do TJ/MG venceu Doorgal Andrada (550 votos); 1° vice-presidente, Baía Borges (588); 2° vice-presidente, Kildare Gonçalves (411); 3° vice-presidente, Audebert Delage Filho (506); corregedor-Geral de Justiça, Antônio Sérvulo (412); e para vice-corregedor-Geral de Justiça, Walter Luiz de Melo (319).

O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, destacou a importância da democratização do Poder Judiciário. "É um processo irreversível em todo o país que, a exemplo da ampliação da elegibilidade, igualmente reconhecerá o valor e a importância da participação dos juízes de 1º grau nas principais decisões do Poder que também integram."

Para Carneiro, "a consulta aos magistrados não tem outro valor e objetivo que não sejam a defesa e a crença segundo as quais o estado de direito e a cidadania não podem estar dissociados da democracia e esta, de uma gestão moderna, transparente e proficiente".

As eleições para os cargos diretivos do TJ mineiro serão realizadas na segunda-feira, 28. No último dia 17/3, o pleno da Corte ampliou a elegibilidade a todos os desembargadores, mas negou a inclusão do voto do juiz.