MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Publicidade de clientes negativados em cadastro de cartórios é legal

Publicidade de clientes negativados em cadastro de cartórios é legal

Dados de clientes incidem de coleta espontânea de informações públicas.

Da Redação

sábado, 24 de maio de 2014

Atualizado em 23 de maio de 2014 14:43

É regular a reprodução de dados oriundos de cartórios de protestos de títulos em cadastro de inadimplentes. O entendimento é da 3ª câmara Cível do TJ/MA, que negou pleito da ABPC - Associação Brasileira de Proteção ao Consumidor para reformar sentença do juízo da comarca de Caxias.

De acordo com o TJ, a Associação questionou a publicidade da negativação de seus associados por meio do SPC. A entidade afirmou que a inscrição destes nos bancos de dados dos citados serviços ocorreu sem a necessária notificação prévia, conforme estabelece o art. 43, do CDC.

Ao analisar o caso, o desembargador Jamil Gedeon, relator, afirmou não haver fundamentos jurídicos nos argumentos apresentados pela associação no recurso para reformar a decisão de 1º grau.

Em seu voto, o magistrado citou jurisprudência dos tribunais superiores, inclusive do STJ, cuja interpretação é de que é descabida a notificação prévia prevista na legislação, uma vez que os dados de clientes incidem de coleta espontânea de informações públicas cadastradas em cartórios de protesto de títulos.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA