MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Luís Inácio Adams: Publicização dos julgamentos aumenta assédio aos juízes
TV Justiça

Luís Inácio Adams: Publicização dos julgamentos aumenta assédio aos juízes

Ao falar sobre a TV Justiça, o ministro da AGU crê que se deva repensar o papel do STF.

Da Redação

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Atualizado às 11:06

Em audiência pública na Câmara nesta manhã, o ministro da AGU Luís Inácio Adams comentou a publicizaçãoo dos debates judiciários. Para o ministro, a TV Justiça potencializou o assédio ao juízes.

"As pessoas se sentem mais confortáveis em assediar o juiz - chegar nele e questioná-lo sobre as decisões."

Ao dizer que o Brasil tem uma realidade singular com a transmissão das Cortes Superiores, Adams lembrou que a formação do Estado brasileiro se dá em conflito com a própria sociedade.

"Gera uma sociedade que desconfia do Estado permanentemente. O Estado está sempre sob o principio não da inocência, mas da culpa. O Estado é compreendido como um ente que erra muito e faz a exigência da publicização ampla. Tudo tem que ser exposto ao universo de conhecimento da sociedade."

De acordo com o ministro, a questão da publicização dos julgamentos passa necessariamente pela missão do STF. O Supremo legitima-se, a seu ver, ao aplicar a norma e fortalecer o sentimento de justiça. "Aquela parte da sociedade que perde, pode reclamar, mas reconhecer minimamente o elemento intrínseco do processo. Mesmo que eu perca, que tenha sido com justiça."

Adams destacou que o argumento da imparcialidade é o mesmo para tornar reservados os debates. É o mesmo principio constitucional de imparcialidade que sustenta posições antagônicas. "Temos que começar a construir no país a saber o que é essencial e o que não é à publicização."

"A nossa Corte Constitucional tem que ser focada cada vez mais nos temas constitucionais. Um agente de resolução das questões efetivamente de validação da nossa Constituição. Hoje ela é envolvida em casos pessoais, em casos individuais, disputas que não deveriam ser objeto de uma publicizacao ampla."

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...