MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado avalia que nova regra para IOF incentiva entrada de recursos estrangeiros no Brasil
Economia

Advogado avalia que nova regra para IOF incentiva entrada de recursos estrangeiros no Brasil

De acordo com o tributarista Bruno Henrique Coutinho de Aguiar, sócio do escritório Rayes & Fagundes Advogados Associados, o governo pretende incentivar a entrada de recursos estrangeiros no Brasil por meio de empréstimo.

Da Redação

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Atualizado às 16:14

A partir da última quarta-feira, 4, a alíquota de 6% de IOF sobre recursos estrangeiros passa a ser aplicada para operações de empréstimos com prazo médio mínimo de até 180 dias de permanência no Brasil. Antes, tal patamar incidia sobre operações com até 360 dias.

A nova regra - prevista no decreto 8.263/14, alterando o decreto 6.306/07, que regulamenta o IOF - foi publicada no DOU e vale tanto para empréstimos diretos quanto para aqueles tomados mediante emissão de títulos no mercado internacional.

De acordo com o tributarista Bruno Henrique Coutinho de Aguiar, sócio do escritório Rayes & Fagundes Advogados Associados, o governo pretende incentivar a entrada de recursos estrangeiros no Brasil por meio de empréstimo, desonerando o IOF-Câmbio sobre aquelas operações com prazo médio de permanência superior a 180 dias.

"Para se ter uma ideia, este prazo médio para desoneração de IOF-Câmbio chegou a ser de, no mínimo, cinco anos."

Ele ressaltou que as operações de câmbio realizadas antes de 4 de junho não poderão ser beneficiadas pela nova regra e que a desoneração do IOF-Câmbio fica condicionada aos prazos previstos na legislação vigente nas respectivas épocas próprias.

_____________