MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arquivado processo contra juíza acusada de informar erroneamente cumprimento de meta do CNJ
Falha no sistema

Arquivado processo contra juíza acusada de informar erroneamente cumprimento de meta do CNJ

Falta de apreciação dos processos restantes - provocada por falhas em sistema - ocasionou o erro.

Da Redação

terça-feira, 10 de junho de 2014

Atualizado às 08:08

O CNJ decidiu arquivar PAD aberto em 2013 contra a juíza de Direito Sarah Castelo Branco, do TJ/PA, para investigar suposta conduta negligente em relação a processos sob sua guarda.

O processo apontava que a magistrada teria informado erroneamente o cumprimento da Meta 2 de 2009, quando ainda lhe restavam 172 processos pendentes de julgamento, na 1ª vara Penal Distrital de Icoaraci/PA. A meta determinava aos tribunais a identificação dos processos mais antigos e a adoção de medidas concretas para o julgamento de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

O relator do processo, conselheiro Paulo Teixeira, ponderou em seu voto que a falta de apreciação dos processos restantes foi provocada por falhas na ferramenta de acompanhamento dos processos incluídos na Meta 2. "O que se verifica, pelo que consta nos autos, foi o fornecimento, pelo tribunal ao qual a requerida é vinculada, de ferramenta para acompanhamento dos processos incluídos na Meta 2, que, posteriormente, se revelou insuficiente para tanto."

"Desta forma, não pode lhe ser imputada má-fé ao optar utilizar-se de uma listagem que continha menor número de processos do que os realmente incluídos na Meta 2. Como consequência lógica disso, as informações que prestou ao tribunal a qual pertence, não podem ser consideradas 'sabidamente inverídicas'."

O plenário acompanhou o entendimento do conselheiro de que as falhas no sistema para acompanhamento da Meta 2 e posterior identificação de outros processos, sob responsabilidade da magistrada, correspondentes aos objetivos da meta não configuram irregularidade na promoção da juíza. De acordo com os autos, a magistrada foi removida da 1ª vara Penal de Icoaraci para a 6ª vara Penal do Juízo Singular, na comarca de Belém, em 2010, pelo critério de antiguidade.

  • Processo: 0002390-16.2013.2.00.0000

Confira a íntegra do voto do conselheiro Paulo Teixeira.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas