MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Movimento negro entrega sugestões de nomes para substituir JB no STF
Inclusão

Movimento negro entrega sugestões de nomes para substituir JB no STF

A lista tem representantes das magistraturas Federal e estadual, dos tribunais superiores, das defensorias públicas e da advocacia.

Da Redação

terça-feira, 10 de junho de 2014

Atualizado às 08:57

A presidente Dilma recebeu nesta segunda-feira, 9, uma carta com sugestões de nomes para substituir o ministro do STF, Joaquim Barbosa, que anunciou recentemente sua aposentadoria, da organização não governamental Educafro - Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes e do Cnpir - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Na carta, os signatários se dizem felizes com o critério estabelecido por Dilma de manter a vaga da ex-ministra do STF Ellen Gracie com uma mulher. Após deixar o tribunal, em 2011, Ellen Gracie foi substituída pela ministra Rosa Weber. "Por isso achamos que, com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, seja escolhido um jurista negro ou negra", diz o documento, que acrescenta: "Isso é o verdadeiro compromisso com a inclusão e sabemos que seu governo não vai recuar."

Segundo frei David Santos, diretor executivo da Ordem dos Frades Menores, que assina a carta pela Educafro, inicialmente nove nomes foram apresentados a Dilma. A lista tem representantes das magistraturas Federal e estadual, dos tribunais superiores, das defensorias públicas e da advocacia. Entretanto, os nomes não foram divulgados à imprensa.

De acordo com o documento, a lista inicial serve "apenas para abrir o debate" e outros nomes de pessoas negras bem preparadas academicamente poderão ser incluídos.


Patrocínio

Patrocínio Migalhas