MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Acordos da Volks e da ECT destacam-se nas mediações do TST em 2005

Acordos da Volks e da ECT destacam-se nas mediações do TST em 2005

x

Da Redação

quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Atualizado às 07:50

 

Acordos da Volks e da ECT destacam-se nas mediações do TST em 2005

 

As mediações realizadas pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, puseram fim a duas greves nacionais em 2005. Um dos acordos obtidos nas audiências de conciliação promovidas pelo TST foi entre a Volkswagen do Brasil e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Outro foi entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Federação dos Empregados dos Correios (Fentect).

 

Na primeira semana de dezembro, depois de 17 dias de paralisação, os trabalhadores da Volks, representados pelo sindicato, aceitaram a proposta de mediação do presidente do TST para pôr fim à greve deflagrada na unidade de São Bernardo do Campo/SP. Nas assembléias dos empregados, foi aceita a sugestão do ministro Vantuil Abdala de solução ao impasse em relação ao pagamento dos dias parados: a montadora pagaria os cinco dias parados, descontaria seis e os trabalhadores ficaram de compensar os seis dias restantes.

 

Em setembro, também com a mediação do presidente do TST, a Federação dos Empregados dos Correios (Fentect) e a ECT fecharam acordo para pôr fim à greve de nove dias. A proposta feita pelo ministro Vantuil Abdala, na audiência de conciliação, foi de reajuste de 8,5%, retroativo a de 1º de agosto - 7,07% referente à inflação de 6,57% pelo IPCA, 0,46% de aumento real e 1,34% a título de antecipação da referência salarial - e abono linear de R$ 800,00. Em fevereiro de 2006 serão pagos os restantes 3,61% da referência.

 

Foram realizadas, em 2005, outras cinco audiências de conciliação, quatro das quais coordenadas pelo vice-presidente do TST, ministro Ronaldo Lopes Leal. Em novembro, houve audiência de conciliação e instrução do dissídio coletivo entre o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Atividades Subaquáticas e Afins (Sintasa) e o Sindicato das Empresas de Operação de Veículos de Controle Remoto, Atividades Subaquáticas e Afins (Siemasa).

 

Outras audiências foram entre entre os sindicatos e a Celpa (Centrais Elétricas do Pará S/A), a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), a Casa da Moeda do Brasil (CMB) e o o Banco do Estado de São Paulo (Banespa).

 

_________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...