MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Criação da OAB por Getúlio Vargas foi "verdadeiro milagre"
História

Criação da OAB por Getúlio Vargas foi "verdadeiro milagre"

Em 18 de novembro de 1930, o decreto 19.408 criou a "Ordem dos Advogados Brasileiros".

Da Redação

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Atualizado às 08:31

A criação da Ordem dos Advogados do Brasil enfrentou inúmeros obstáculos. Antes de sua consolidação, três anteprojetos de lei foram apresentados com o intuito de criar a entidade.

  • O primeiro, em 20 de agosto de 1880, por Saldanha Marinho e Batista Pereira;
  • O segundo por Celso Bayma, em 1911;
  • E, por fim, o terceiro, em 1914, por Alfredo Pinto.

Nenhum destes textos, no entanto, prosperou. Apenas em 1930, após a vitória do movimento que levou Getúlio Vargas ao poder, foi criada a "Ordem dos Advogados Brasileiros".

Getúlio no Catete

O surgimento se deu mediante a assinatura do decreto 19.408, de 18 de novembro. O texto era reflexo do período político por que passava o país e seu conteúdo, voltado para a organização das Cortes de Apelação, tratava também da abolição de julgamentos secretos e criava a OAB, por intermédio do art. 17, de uma maneira que poderia parecer quase acidental.

A instalação

O processo de instalação da OAB foi descrito pelo desembargador André de Faria Pereira como "um verdadeiro milagre", dado o fenômeno paradoxal que se observava: ao mesmo tempo em que o governo concentrava os três poderes da República em suas mãos, entregava para órgãos da própria classe dos advogados a disciplina e a seleção de seus membros, uma aspiração que vinha desde o século XIX.

Ocorre que André de Faria Pereira, então procurador-Geral do DF e bastante influente no gabinete do ministro da Justiça do Governo Provisório, Osvaldo Aranha, percebeu o quão oportuna era a ocasião.

Em uma carta citada pelo advogado e historiador Alberto Venâncio Filho, Pereira revela: "levei o projeto [que viria a se tornar o decreto 19.408/30 a Osvaldo Aranha, que lhe fez uma única restrição, exatamente no artigo 17, que criava a Ordem dos Advogados, dizendo não dever a Revolução conceder privilégios, ao que ponderei que a instituição da Ordem traria ao contrário, restrição aos direitos dos advogados e que, se privilégio houvesse, seria o da dignidade e da cultura". A argumentação sustentada por Pereira foi convincente e o art. 17 foi mantido no decreto, acabando por criar a OAB.

Consolidação

Como determinava o decreto 19.408/30, a Ordem deveria ser regida pelos estatutos Levi Carneirovotados pelo IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros e aprovados pelo governo. O presidente do Instituto à época, Levi Carneiro, nomeou então uma comissão para a elaboração de anteprojeto. Coube ao próprio Levi, desta vez como consultor-geral da República, emitir, em 15/11/31, parecer sobre o projeto do primeiro regulamento da Ordem dos Advogados, que foi aprovado pelo decreto 20.784/31.

O art. 4.º do Regulamento previa a criação do Conselho Federal para o exercício das atribuições da Ordem em todo o território nacional. Mas, diante das dificuldades para se implantar a OAB em todo o território nacional, o decreto 22.266/32 adiou para 31/3/33 a execução do regulamento, inicialmente prevista para 1º de maio de 1932. E o decreto 22.478/33, aprovou e mandou consolidar os dispositivos regulamentares da entidade.

Conselho Federal

No início, o Conselho Federal da Ordem funcionou no IAB. Sua primeira sessão foi realizada em 6/2/33 e já na segunda, 9/3 do mesmo mês, foi eleita a diretoria da entidade. Na ocasião, Levi Carneiro foi eleito presidente e Attílio Vivácqua secretária - geral. Em sessão especial, neste mesmo dia, houve a instalação solene do Conselho Federal.

Pouco mais de oitenta anos após sua criação, a OAB está consolidada como uma importante entidade de classe e já realizou 21 conferências nacionais. Neste ano, a XXII Conferência Nacional do Advogado será realizada no Rio de Janeiro, pelo Conselho Federal e pela seccional fluminense da Ordem, entre os dias 20 e 23 de outubro.

_________

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...