MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre em SP professor Amauri Mascaro Nascimento
Falecimento

Morre em SP professor Amauri Mascaro Nascimento

O velório ocorrerá hoje na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, após às 17h.

Da Redação

terça-feira, 24 de junho de 2014

Atualizado às 10:44

Faleceu nesta terça-feira, 24, aos 81 anos, o professor Amauri Mascaro Nascimento (OAB/SP 72.946), fundador do escritório Mascaro Nascimento Advogados. Foi juiz do Trabalho e promotor de Justiça, e a partir de seu amplo conhecimento tornou-se um dos principais juristas e pareceristas da área no país.

Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP, membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, presidente Honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho, ex-Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Trabalho e Emprego, ex-Conselheiro da OAB/SP, membro da Academia Iberoamericana de Derecho Del Trabajo y de La Seguridad Social, membro do Instituto de Direito do Trabalho do Mercosul , autor de diversos livros jurídicos, conferencista em mais de 750 palestras.

O professor Amauri foi também agraciado com a Comenda da Ordem Judiciária Trabalhista concedida pelo TST e com a comenda da Ordem do Mérito do Trabalho concedido pelo presidente da República.

Por duas gestões (1991-1993) e (1995-1997), foi Conselheiro Secional da OAB/SP e presidiu a Comissão de Estudos sobre a Reforma Trabalhista e Sindical, além de ter integrado as Comissões de Direitos e Prerrogativas, de Assuntos Institucionais e de Defesa dos Advogados.

O velório é hoje na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, 18h.

________________

ACADEMIA PAULISTA DE DIREITO DO TRABALHO - APDT

Manifestação de Pesar

A Academia Paulista de Direito do Trabalho - APDT, lamenta o falecimento do eminente Prof. Dr. Amauri Mascaro Nascimento, mestre emérito de Direito do Trabalho, Juiz e autor de reputadas obras na esfera do direito laboral.

Em longa e exemplar carreira, desenvolvida em São Paulo, com intensa repercussão na cultura jurídica nacional, o Dr. Amauri Mascaro Nascimento, deixou a marca da ética, simplicidade, equilíbrio, humanidade e, sobretudo, imparcialidade em julgados e manifestações.

O Direito do Trabalho perde, hoje, um dos paradigmas, cujas lições, entretanto, permanecerão em benefício de muitas gerações.

Quando Ministro do Trabalho tive a honra e o privilégio de contar com a inestimável ajuda do Dr. Amauri, na qualidade de Consultor Jurídico do Ministério.

A Academia Paulista de Direito do Trabalho deseja registrar seu mais profundo pesar, e manifesta à esposa Neuza Mascaro Nascimento, e aos filhos Sônia e Marcelo, sentimentos de solidariedade neste difícil momento.

São Paulo, 24 de junho de 2014.

Almir Pazzianotto Pinto

________________

OAB/SP

O Presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, lamentou profundamente a morte do advogado e professor Amauri Mascaro Nascimento nesta terça-feira, 24, em São Paulo: "A Advocacia está enlutada. A contribuição do professor Amauri Mascaro Nascimento para o Direito Trabalhista brasileiro é das mais significativas, tanto no aspecto técnico pela sua vasta produção intelectual; quanto na esfera prática por ter atuado na linha de frente dessa Justiça Especializada. Também é fundamental ressaltar que emprestou seu prestígio e brilho à defesa das prerrogativas profissionais da classe".

O professor Amauri Mascaro Nascimento será velado nesta terça-feira (24/06), a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco s/n) até às 11 horas de quarta-feira (25/06). Ainda não há detalhes sobre local e hora do enterro. Marcos da Costa enviou condolências aos filhos Sonia e Marcelo Mascaro Nascimento e demais familiares.

De acordo com o Currículo Lattes/USP, Mascaro é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1957), fez especialização em Collective Bargaining pela Universith Of Wisconsin Madison (1984), especialização em Teoria do Estado pela Universidade de São Paulo (1961), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1972). Foi professor titular da Universidade de São Paulo, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado; atuando principalmente no Direito do Trabalho.

________________

A AATSP lamenta esta irreparável perda para a comunidade jurídica e presta condolências, por meio de sua presidência e conselho diretivo, aos familiares.

Ricardo Dagre Schmid

Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

________________