MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pedidos de falência recuam 6,0% no 1º semestre de 2014
Boa Vista

Pedidos de falência recuam 6,0% no 1º semestre de 2014

Na comparação mensal, a quantidade de pedidos recuou 29,3% e foi 14,8% menor em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Da Redação

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Atualizado às 10:59

Os pedidos de falência recuaram 6,0% no 1º semestre de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista Serviços S/A. Na comparação mensal, a quantidade de pedidos recuou 29,3% e foi 14,8% menor em relação ao mesmo mês do ano anterior.

As falências decretadas aumentaram 5,9% no acumulado de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013, apresentando uma desaceleração no crescimento, quando comparadas aos números acumulados em maio. Na comparação interanual (junho deste ano contra junho de 2013), houve queda de 18,3%, enquanto que em relação ao mês anterior caíram 41,4%.

No acumulado no 1º semestre desse ano em relação ao período equivalente de 2013, os pedidos de recuperação judicial cresceram 6,2% e as recuperações judiciais deferidas diminuíram 9,6%. A tabela 1 resume os dados.

Mesmo com o cenário econômico sem sinais de recuperação em 2014, os pedidos de falência continuam apresentando números menores quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Com isso, é possível que essa melhora na solvência das empresas ainda seja reflexo das taxas de inadimplência menores, registradas em períodos anteriores. Mas o ano deve se encerrar com números próximos aos de 2013.

Distribuição das falências e recuperações judiciais por setor

Avaliando a distribuição dos dados por setor da economia, o setor de serviços foi o que representou mais casos nos pedidos de falência (40%), seguido do setor industrial (37%) e do comércio (24%). Já para as falências decretadas, o setor de serviços também lidera, com 38% do total intersetorial. Em relação à recuperação judicial, o setor de serviços também concentra a maioria dos pedidos e deferimentos, com 37% e 44%, respectivamente. A tabela 2 resume os dados.

Distribuição das falências e recuperações judiciais por porte

Na análise agregada por porte, os dados se mantiveram muito concentrados em torno das pequenas empresas. 92% das falências decretadas no primeiro semestre do ano são de empresas pequenas. Em relação aos pedidos de falência, as pequenas empresas representam 82% dos casos, 15% são referentes às médias e somente 3% estão associados às grandes empresas. A tabela 3 resume os dados.

___________________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...