MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara cria CPI sobre privatizações feitas desde 1990

Câmara cria CPI sobre privatizações feitas desde 1990

Da Redação

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Atualizado às 10:54

 

CPI das privatizações

 

Câmara cria CPI sobre privatizações feitas desde 1990

 

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, assinou nesta segunda-feira, 16/1/06, a criação da CPI das Privatizações, que vai investigar a venda de Estatais de 1990 a 2002, incluindo os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso. A comissão foi criada a partir de requerimento do deputado José Divino.

 

Aldo Rebelo negou motivação política para a criação da CPI em um ano eleitoral. Segundo o deputado, a comissão foi criada pela ordem de chegada do pedido, apresentado em agosto de 2003. "As CPIs obedecem ao critério da ordem de apresentação dos requerimentos. A Presidência delibera conforme essa ordem, sem analisar qual CPI é mais fácil ou difícil de ser digerida." Ele lembrou que a Câmara, segundo o Regimento Interno, comporta os trabalhos de até cinco CPIs ao mesmo tempo.

 

Falta de transparência

 

O deputado José Divino justificou a necessidade de investigar o Programa Nacional de Desestatização (PND), operado pelo BNDES, pela falta de transparência com que o governo federal vendeu diversas empresas públicas.

 

De acordo com o parlamentar, o Estado cometeu um crime ao vender empresas "a preço de banana", aceitando papéis podres da dívida pública como parte do pagamento, o que causou prejuízos à economia nacional.

 

A CPI das Privatizações contará com 23 titulares e 23 suplentes, que têm de ser indicados pelos líderes partidários em até 48 horas. A instalação ocorrerá somente depois da indicação dos integrantes, com a eleição do presidente e vice-presidente, além da escolha do relator.

 

Oposição contesta

 

O líder da minoria, José Carlos Aleluia, disse que o partido não teme a CPI das privatizações. Em sua opinião, a comissão tem inspiração revanchista, mas afirma que nada vai tirar o foco da corrupção no governo Lula.

 

O ex-líder do PSDB Custódio Matos disse que o partido também não teme a CPI, mas avalia que a comissão poderá afastar os investidores. "Não há nenhuma razão para nós temermos, salvo pelo interesse nacional. Eu, pessoalmente, acho que é inoportuno do interesse do ponto de vista do interesse nacional fazer essa discussão em um momento de grande sensibilidade e em um ano em que, se Deus quiser, vamos aumentar a possibilidade de crescer e de retomar os investimentos no Brasil."

 

Custódio Matos aposta ainda que não haverá clima para a criação da nova CPI.

 

________

 

Fonte: Agência Câmara

 

______________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...