MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Novo CPC: reflexões e perspectivas"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Novo CPC: reflexões e perspectivas"

São 10 artigos de 12 juristas a examinar alguns dos pontos mais relevantes do PL.

Da Redação

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Atualizado em 10 de julho de 2014 09:12

Com o propósito de analisar e compreender as mudanças que advirão com o novo CPC, alguns processualistas se reuniram, sob a coordenação dos professores Alexandre Freitas Câmara e Antônio Pereira Gaio Júnior para a elaboração da obra "Novo CPC : reflexões e perspectivas" (226p.). São 10 artigos que examinam alguns dos pontos mais relevantes do PL.

Está
em curso no Congresso Nacional o projeto de um novo Código de Processo Civil. Neste momento, impõe-se à doutrina do Direito Processual Civil examinar as propostas apresentadas àquela casa legislativa, a fim de começar o intenso labor de análise e compreensão de um novo sistema processual que está na iminência de vir a ser adotado no país.

O trabalho conta com contribuições de juristas de todas as partes do Brasil. A começar pelo Rio Grande do Sul, importante processualista brasileiro em tema que há muito vem se dedicando: o direito probatório. Do Paraná traz importante contribuição Luiz Rodrigues Wambier, que em parceria com a professora Rita Vasconcelos, apresenta temática acerca da eliminação da audiência preliminar e sua disciplina no substitutivo aprovado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Daniel Amorim Assumpção Neves e Luiz Manoel Gomes Júnior, este último em coautoria com a professora Miriam Fecchio Chueiri, trazem para esta obra coletiva o Estado de São Paulo. O primeiro escreve sobre o regime da competência no Código projetado, voltando a abordar tema de que tratou em monografia bastante conhecida. O segundo escreve acerca do sistema recursal e sua proposta no modelo aspirado pelo PL 8.046/2010. Da Bahia, Fredie Didier Júnior, apresenta um trabalho sobre a concretização do princípio da eficiência do processo e Bernardo Lima disserta sobre a problemática das demandas pseudoindividuais e seu regime jurídico no processo projetado.

Do RJ tem-se o contributo de Antônio do Passo Cabral, que escreve sobre a duração razoável do processo e a gestão do tempo no projeto do novo CPC. De MG, Humberto Theodoro Júnior traz importante reflexão ao estudo com a temática da constitucionalização do processo no Estado Democrático de Direito.

Sobre os coordenadores :

Alexandre Freitas Câmara é professor emérito de Direito Processual Civil da EMERJ. membro do IBDP, do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e da Associação Internacional de Direito Processual. Desembargador do TJ/RJ.

Antônio Pereira Gaio Júnior é pós-doutor em Direito. Doutor e mestre em Direito. Pós-graduado em Direito Processual. Professor da UFRRJ. membro da International Bar Association - IBA. Membro do IBDP. Advogado.

__________

Ganhadora :

Salma Elias Eid Serigato, advogada em Londrina/PR

__________

Editora Del Rey BH Ltda

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...