MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em detrimento de pedido da CBF, Johnson e Johnson pode veicular campanhas sobre Copa
Verde e amarelo

Em detrimento de pedido da CBF, Johnson e Johnson pode veicular campanhas sobre Copa

Para juízo da 5ª vara Empresarial do RJ não houve uso indevido de propriedade intelectual.

Da Redação

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Atualizado às 08:20

A Johnson & Johnson, patrocinadora oficial da FIFA, pode manter as atividades de marketing com relação à Copa, pois suas ações não ferem os direitos da CBF relativos à seleção. O entendimento é do juízo da 5ª vara Empresarial do RJ, que cassou liminar favorável à Confederação por não vislumbrar uso indevido de propriedade intelectual.

Na ação, a CBF alega que a Johnson & Johnson teria lançado diversas campanhas irregulares inspiradas na seleção brasileira. Em uma delas - denominada "Carinho inspira" -, segundo a Confederação, são mostradas imagens de torcedores vestindo camisas com layout similar ao do time canarinho. Além desta foi realizada outra campanha publicitária chamada "Seleção do carinho", onde o ex-jogador Raí convoca consumidores para integrar a seleção. Por fim, lançou a campanha "Minha primeira Copa", na qual estão sendo distribuídas camisas personalizadas para os consumidores que viessem a adquirir os produtos da ré.

Associação indevida

Para o juízo de 1º grau tudo estava a indicar que a empresa, "de forma disfarçada, pretende associar seus produtos à seleção brasileira, e, consequentemente, à marca da autora, aproveitando-se do prestígio da mesma, que inclusive está em grande evidência em razão da Copa do Mundo de Futebol".

Com esse convencimento formado, determinou à Johnson & Johnson que parasse de fabricar e distribuir as camisas da campanha "Minha primeira Copa", bem como suspendesse a veiculação dos anúncios "Carinho inspira" e "Seleção do carinho", sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Frutos do patrocínio

Em análise de recurso da empresa, o juiz de Direito Paulo Roberto Campos Fragoso destacou que a Jonson & Johnson do Brasil é patrocinadora oficial da FIFA, sendo natural que os melhores frutos deste patrocínio sejam colhidos exatamente neste período.

"Ademais, não se vislumbra uso indevido de propriedade intelectual da Autora que autorize a manutenção da liminar, que implicará em perda considerável de receita para a Ré, frustrando a confiança que depositou na FIFA, havendo, inclusive, sério risco de irreversibilidade, ao passo que o contrário se resolverá em perdas e danos."

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA