MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Balcão único de licenciamento pode diminuir tempo de implantação dos empreendimentos do setor elétrico
LAP

Balcão único de licenciamento pode diminuir tempo de implantação dos empreendimentos do setor elétrico

Atualmente, empreendimentos que ainda não obtiveram LAP, e que venceram licitação, sofrem prejuízos em razão do atraso na geração de receitas.

Da Redação

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Atualizado às 08:46

A ausência de coordenação entre órgãos e entidades governamentais causa grande lentidão no processo de licenciamento para obtenção da LAP (Licença Ambiental Prévia).

Para o coordenador do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados, Luiz Paulo Fazzio, o caminho poderia ser mais ágil com a com a criação de uma entidade, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e formada por um colegiado de profissionais com autonomia para apresentar pareceres e posicionamentos.

"O desafio é diminuir o tempo consumido na implantação dos empreendimentos do setor elétrico, tanto na geração como na transmissão, gerando ganhos aos consumidores, aos empreendedores e à administração pública, que planejará e atenderá com mais eficiência", avalia o advogado. Para o setor de exploração de petróleo e gás isso já ocorre desde 2011.

A participação dessa entidade no planejamento energético nacional geraria considerável contribuição, começando pela análise dos inventários hidrelétricos das bacias hidrográficas. Este é o primeiro passo do caminho que resulta no reconhecimento de projetos como parte integrante da Política Energética do país, prioritários para fins de implantação.

O Governo Federal recebeu, em outubro de 2013, um conjunto de propostas, apresentadas por 19 associações do setor de geração e distribuição de energia elétrica. Uma delas é a criação do balcão único.

Com o mesmo espírito, de dar eficiência na implantação dos empreendimentos do setor, neste caso de linhas de transmissão (LTs), tramita no Senado o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 378/13. O projeto propõe que somente sejam licitados empreendimentos de LTs que tenham obtido LAP.

Atualmente, empreendimentos que ainda não obtiveram LAP, e que venceram licitação, sofrem prejuízos em razão do atraso na geração de receitas.

_____________