MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, defende integração de informações entre órgãos públicos

Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, defende integração de informações entre órgãos públicos

x

Da Redação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Atualizado às 09:27

 

Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, defende integração de informações entre órgãos públicos

 

Para o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o Fisco precisa ter acesso facilitado a informações bancárias e fiscais de agentes públicos e de empresas que prestam serviços para o governo. Além disso, deveria ter o direito de informar aos órgãos aos quais esses contribuintes são ligados sobre situações comprovadas de irregularidades tributárias, hoje protegidas por sigilo. As empresas públicas poderiam então iniciar investigações disciplinares a respeito desses procedimentos.

 

Esta foi uma das sugestões de modificação legislativa feita em depoimento à Sub-relatoria de Normas de Combate à Corrupção, ligada à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, realizado ontem. Para tanto, o secretário afirma ser necessário o compartilhamento de informações entre órgãos como Banco Central (bancárias) e a Receita (fiscais).

 

-Falta atuar de forma integrada, com cada instituição respeitando os limites legais da outra, mas trabalhando de forma integrada. Assim é possível nós termos uma resposta mais eficaz - disse.

 

O secretário fez ainda uma exposição sobre a atuação da Receita e de seus integrantes, que fiscalizaram 230 mil pessoas físicas e jurídicas, gerando crédito tributário de R$ 51,5 bilhões em 2005. Informou também que conta com dados de mais de 80 fontes para detectar variações patrimoniais suspeitas (como dados de cartões de crédito e da CPMF - Contribuição Provisória de Movimentação Financeira). Disse ainda que está em curso na Receita Federal a fiscalização de pessoas "politicamente expostas" e de seus familiares.

 

O sub-relator de Normas, deputado Onyx Lorenzoni, destacou a necessidade de melhorar a interlocução entre os diversos órgãos encarregados de combater a corrupção e de fiscalizar o enriquecimento de contribuintes "patrimonialmente" expostos - a exemplo de políticos e seus familiares. O deputado defendeu ainda mudanças tecnológicas, para que haja simetria entre os sistemas de informação da Receita, do Banco Central e de instituições financeiras, para "permitir um rastreamento mais eficiente". E também a identificação com clareza das empresas de brasileiros que são estabelecidas no exterior ou de estrangeiros que tenham patrimônio no Brasil e a criação de um cadastro e eventual acompanhamento dessas pessoas.

 

-Não é possível que o Estado brasileiro continue a perder quase 5% do PIB com a corrupção. O aperfeiçoamento da estrutura de controle é imprescindível - defendeu

 

_________

 

Fonte: Agência Senado

 

____________________

 

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...