MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre no RJ, aos 73 anos, o escritor João Ubaldo Ribeiro
Falecimento

Morre no RJ, aos 73 anos, o escritor João Ubaldo Ribeiro

Formado bacharel em Direito pela UFBA (Turma de 1962), nunca chegou a advogar. Era o 7º ocupante da cadeira número 34 da ABL.

Da Redação

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Atualizado às 07:56

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 18, aos de 73 anos, no RJ, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro. Formado bacharel em Direito pela UFBA (Turma de 1962), nunca chegou a advogar. Era o 7º ocupante da cadeira número 34 da ABL, eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo (Osório Pimentel) Ribeiro nasceu em Itaparica/BA, em 23 de janeiro de 1941. Dos primeiros meses de idade até cerca de onze anos, viveu com sua família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro para, em seguida, fixar-se em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.

Entre outras atividades, foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da UFBA e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.

Era colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha; colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S.Paulo, A Tarde, entre outros.

A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou ainda nos primeiros anos de estudante. Foi um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa. Trabalhando na imprensa, pôde também escrever seus livros de ficção e construir uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor.

Seus primeiros trabalhos literários foram publicados em diversas coletâneas (Reunião, Panorama do Conto Baiano). Aos 21 anos de idade, escreveu seu primeiro livro, Setembro não Tem Sentido, que ele desejava batizar como A Semana da Pátria, contra a opinião do editor. O segundo foi Sargento Getúlio, de 1971. Em 1974, publicou Vencecavalo e o Outro Povo, que por sua vontade se chamaria A Guerra dos Paranaguás.

  • Prêmios e distinções

- Prêmio Golfinho de Ouro, do Estado do Rio de Janeiro, conferido, em 1971, pelo romance Sargento Getúlio;
- Dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, pelo romances Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro;
- Prêmio Altamente Recomendável - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil,1983, para Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel;
- Prêmio Anna Seghers, em 1996 (Mogúncia, Alemanha);
- Prêmio Die Blaue Brillenschlange (Zurique, Suíça);
- Detém a cátedra de Poetik Dozentur na Universidade de Tubigem, Alemanha (1996).
- Prêmio Lifetime Achievement Award, em 2006;
- Prêmio Camões, em 2008.