MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP inicia fase de ampliação do ISO 9001/2000

OAB/SP inicia fase de ampliação do ISO 9001/2000

Da Redação

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Atualizado às 09:31


OAB/SP inicia fase de ampliação do ISO 9001/2000

Depois de ter conquistado a certificação ISO 9001/2000, no final do ano passado, a OAB/SP está iniciando neste mês de janeiro a segunda fase do extenso processo administrativo de ampliação modular e de manutenção do certificado, que foi recomendado pela certificadora GLC (Germanischer Lloyd Certification), empresa credenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), em novembro último. A certificação tem como meta principal a gestão de qualidade total na prestação de serviços aos 250 mil advogados do Estado de São Paulo.

Nesta segunda fase, serão auditados os departamentos de Direitos e Prerrogativas; de Estágio e Exame de Ordem; de Seleção, Cadastro e Inscrições; de Sociedade de Advogados; Biblioteca, Controladoria Contábil; e Arquivo Inativo. Também passam a integrar o processo as subsecções de São Bernardo do Campo, Tatuapé, Guarulhos, Franca, Jundiaí, São Carlos, Bauru, Mogi das Cruzes, Taubaté e Praia Grande.

"Trata-se de um compromisso que busca um ideal de qualidade. É um caminho irreversível, com a meta de ampliar a certificação a outros departamento e subsecções. Já dispomos de todas as ferramentas para melhoria da gestão visando nosso cliente externo, que são os advogados. Temos o envolvimento dos colaboradores e o comprometimento de toda direção da entidade", analisa o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Conforme Marcos da Costa, tesoureiro da OAB/SP e coordenador do processo de certificação, a auditoria inicial teve caráter aleatório e, por isso, não foram auditados todos os funcionários, o que deve ocorrer nas próximas auditorias de manutenção semestrais ou nas anuais para a revalidação da certificação, que deve acontecer num período de três anos. "A primeira auditoria externa de manutenção será realizada em julho, quando será encerada a segunda fase do processo", diz o coordenador.

O processo de certificação da ISO 9001/2000 da OAB/SP teve início na Reunião de Presidentes da entidade, em novembro de 2004. Praticamente, a Seccional inteira está sendo avaliada. Na primeira fase, foram excluídas as comissões por conta do volume -- são mais de 40 comissões -- que foram deixadas para as próximas etapas. Foram incluídas seis Subsecções - Santos, Campinas, Poá, Vila Prudente, Jabaquara e Santa Isabel - que passaram pela auditoria da GLC. "A certificação nos trouxe uma recompensa pelo esforço conjunto que todos os quadros da entidade realizaram. Mas é preciso dar continuidade ao trabalho para a ampliação e manutenção da certificação", afirma D'Urso.


__________________

___________________