sábado, 16 de outubro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ realiza dia 25 audiência pública sobre dano moral por pontuação de crédito
Primeira da história

STJ realiza dia 25 audiência pública sobre dano moral por pontuação de crédito

É a primeira audiência pública realizada no tribunal.

domingo, 3 de agosto de 2014

A 2ª seção do STJ já registrou a inscrição de 22 oradores para a audiência pública que vai debater os sistemas de scoring (pontuação) de crédito e a possibilidade do reconhecimento de dano moral por violação aos direitos do consumidor.

Esta será a primeira audiência pública realizada pelo STJ. O encontro, promovido por iniciativa do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, acontecerá na sede do tribunal, no dia 25/8, às 9h. Os interessados em participar podem se inscrever exclusivamente pelo e-mail [email protected] até as 20h do dia 5/8.

Entre os inscritos há promotores, advogados, instituições de crédito e financeiras - a maioria, até o momento, manifestou posição pela ilegalidade do sistema de pontuação de crédito. Ao inscrever-se para a audiência, o interessado deve incluir na mensagem a identificação precisa da posição que pretende apresentar. A medida visa a uma composição plural e equilibrada de participantes.

O cadastro por scoring baseia-se no perfil do consumidor para criar uma pontuação que revelaria uma expectativa de inadimplência. Este score é levado em conta pelos lojistas para conceder ou negar crédito, ainda que o consumidor não esteja negativado.

O sistema de pontuação de crédito foi afetado à seção como recurso repetitivo. O ministro Sanseverino, relator, informou que há um número elevado de demandas sobre o mesmo tema, que exige uma abordagem técnica.

  • Processo relacionado : REsp 1.419.697

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 3/8/2014 11:54