MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF anula ato que invalidou dispositivo do regimento interno do TJ/RJ
STF

STF anula ato que invalidou dispositivo do regimento interno do TJ/RJ

Conselho interferiu em matéria não incluída pela CF no rol de suas competências.

Da Redação

sábado, 9 de agosto de 2014

Atualizado em 8 de agosto de 2014 15:49

A 2ª turma do STF anulou ato do CNJ que havia declarado a ilegalidade de dispositivo do Regimento Interno do TJ/RJ sobre distribuição de processos no âmbito daquela Corte. De acordo com a relatora do mandado de segurança, ministra Cármen Lúcia, o CNJ interferiu em matéria não incluída pela CF no rol de suas competências.

A decisão do CNJ ocorreu em um procedimento de controle administrativo que declarou a ilegalidade do artigo 28 do Regimento Interno do TJ/RJ. Esse artigo, alterado em 2009 pela resolução 20 do tribunal fluminense, passou a prever que o vice-presidente do TJ teria competência para indeferir monocraticamente a distribuição de recursos quando fosse detectado, de imediato, que eram inadmissíveis quanto à tempestividade, ausência de preparo e peças obrigatórias.

Em seu voto, a relatora acolheu o pleito do autor do MS. Segundo ela, a CF prevê competência para o conselho exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. No caso em análise, frisou a ministra, o CNJ interferiu em matéria de competência jurisdicional do TJ/RJ, sobre distribuição de processos, para a qual a Constituição não lhe conferiu competência.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.