MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novas regras restringem custos com viagens no CNJ
Redução de gastos

Novas regras restringem custos com viagens no CNJ

As regras constam da IN 59/14 do Conselho.

Da Redação

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Atualizado às 08:27

Com despesas elevadas em passagens e diárias ao longo do ano passado e início deste ano, o CNJ passará a ter regras mais rígidas para a autorização de viagens para seus membros e servidores. A nova orientação é priorizar a realização de audiências por videoconferência e submeter novos custos à aprovação do plenário e da presidência do Conselho.

As regras constam da IN 59/14, assinada pelo presidente em exercício do CNJ, o ministro do STF Lewandowski. Em nome dos princípios da celeridade, eficiência e economicidade, a IN quer evitar viagens desnecessárias e buscar o apoio de órgãos locais quando elas se mostrarem imprescindíveis.

Comunicação a distância

Para priorizar o uso das tecnologias de comunicação a distância, a norma cita a existência de equipamento no CNJ que permite a conexão simultânea de vários tribunais, e de rede virtual denominada INFOVIA, que permite a realização de videoconferências. Segundo o texto, essas ferramentas devem ser priorizadas na realização de reuniões de grupos de trabalho, comissões e comitês. A norma também incentiva a delegação da prática de atos para autoridades locais, quando necessário.

Aprovação prévia

Nas ocasiões em que o deslocamento for imprescindível, a IN 59/14 fixa que a solicitação formal e justificada – inclusive quanto à inviabilidade da videoconferência – deve ser encaminhada com 30 dias de antecedência à presidência, a fim de ser submetida ao plenário.

Eventos externos

Os membros e servidores do CNJ convidados a participar de eventos externos, promovidos por tribunais ou outros órgãos, devem ter suas diárias e passagens custeadas pelo órgão interessado. Essas viagens também devem ocorrer apenas no caso de ser inviável a realização de videoconferência. O CNJ poderá custear a viagem somente em situações especiais, quando serão submetidas à aprovação da presidência.

A IN 59/14 ainda estabelece que casos especiais, não abordados no texto, serão igualmente submetidos à presidência.

Confira a íntegra da Instrução Normativa.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...