MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Francisco Falcão é empossado presidente do STJ
STJ

Francisco Falcão é empossado presidente do STJ

A ministra Laurita Vaz tomou posse como vice-presidente.

Da Redação

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Atualizado às 08:27

O ministro Francisco Falcão foi empossado nesta segunda-feira, 1º, como o 16º presidente do STJ. Também foi empossada a ministra Laurita Vaz como vice-presidente.

Em seu discurso de posse, Falcão declarou que a “difícil tarefa” de reduzir a morosidade judicial – tão cobrada pela sociedade e pelos próprios magistrados –não é responsabilidade exclusiva do Poder Judiciário. Para ele, também devem ser envolvidos na causa os esforços dos demais poderes da República.

“Não podemos esquecer que as imprescindíveis reformas legislativas e os meios viabilizadores dependem da direta colaboração de outros parceiros de jornada democrática, o Legislativo e o Executivo.”

O ministro afirmou que várias medidas já foram tomadas para solucionar o problema, mas o número de processos na Justiça brasileira “continua alarmante, e mais alarmante é que não para de crescer”. Conforme citou, só no STJ, a quantidade de processos distribuídos subiu de 6.103 em 1989, quando o tribunal foi instalado, para 309.677 em 2013.

“Estamos à espera da chegada dos novos Códigos de Processo Civil e de Processo Penal, que trazem mudanças e inovações que certamente contribuirão para uma mais rápida e eficaz tramitação dos processos”.

Medidas alternativas

Para Falcão, a implantação do PJe em todas as áreas da Justiça é uma das medidas para reduzir a morosidade. Assim como a aplicação de mecanismos alternativos de solução de litígios, tais como a conciliação, a mediação e a arbitragem.

Para isso, se comprometeu a trabalhar pelo fortalecimento da harmonia com o Executivo e o Legislativo.

“Só com aproximação e diálogo é possível garantir relações construtivas que se voltem à estabilidade social”.

Diálogo

Além da aproximação com o Executivo, o novo presidente do STJ disse que estreitará o relacionamento com todos os graus de jurisdição do Poder Judiciário, especialmente com o STF e o CNJ, e com as instituições que representam as funções essenciais à Justiça, como o MP e OAB, e as associações representativas da magistratura.

Todo esse trabalho será balizado, segundo Falcão, “pelo interesse público, com o timbre da austeridade e da transparência”. Também contará como uma “uma eficiente e infatigável colaboradora”, a ministra Laurita Vaz.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...